Buscar descontos na conta de energia é saída para reduzir gastos na empresa

Cada vez mais empresários buscam opções para reduzir as despesas das empresas. Especialmente depois da crise gerada com o Coronavírus, as empresas precisaram se reinventar para manter as contas equilibradas, já que a economia sofreu forte queda com o fechamento de quase todo o comércio.

A conta de energia, de acordo com o Sebrae, corresponde à segunda despesa fixa mais alta da organização, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Sendo assim, é um dos principais alvos na busca da redução do valor.

O aluguel de uma usina solar é uma das opções que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no Brasil, justamente pela ausência de burocracia e possibilidade de se contratar apenas a fração da usina correspondente ao seu consumo.

99energia , uma empresa do Grupo CGC – Centrais de Geração Compartilhada, chegou no estado de Minas Gerais oferecendo a oportunidade para pequenos, médios e grandes empresários obterem descontos na conta de energia através do sistema de compensação, regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2012.

O sistema de aluguel de usina solar é ideal também para comerciantes que estão instalados em prédios alugados ou verticais, onde há pouca disponibilidade de espaço para instalação dos equipamentos de uma usina solar. Como a energia é gerada em fazendas, empresários que estão em imóveis alugados podem gerar sua própria energia de forma indireta, injetando sua própria energia na rede através destas fazendas solares e recebendo, em contrapartida, créditos em suas faturas de energia, reduzindo o total a pagar.

Área de construção da usina localizada em Frutal – MG.  — Foto: Divulgação

Área de construção da usina localizada em Frutal – MG. — Foto: Divulgação

Outra vantagem, de acordo com Araújo, é que o cliente não fica mais exposto às trocas de bandeiras tarifárias. “A cobrança pelo aluguel será feita sempre de acordo com a bandeira verde. Ou seja, se em determinado mês houver acionamento de bandeiras amarela ou vermelha, a percepção de economia do cliente será maior pois seu custo de locação da usina não subirá, mantendo-se sempre de acordo com a bandeira verde”, garante.

A 99energia atende clientes de todos os segmentos como padarias, supermercados, postos de combustíveis, salões de cabeleireiro, condomínios, academias, restaurantes, dentre outros. Além de não ser necessária a compra de equipamentos, a 99energia não cobra taxa de adesão e o contrato não estipula tempo mínimo de permanência, podendo ser cancelado a qualquer momento.

É importante ressaltar ainda que a energia produzida nas usinas fotovoltaicas é uma energia limpa, que contribui para a sustentabilidade do planeta. Cada megawatt de geração da 99energia corresponde ao plantio de 9.500 árvores, que se refere à redução de CO2 na atmosfera, evitando a emissão de 190 toneladas de gás carbônico por ano, ou seja, o empresário além de economizar, ainda contribui para a melhoria do meio ambiente.

Sobre a CGC – Centrais de Geração Compartilhada

A CGC financia, constrói e aluga Usinas Fotovoltaicas (UFVs) para suprir eletricidade através do Sistema de Compensação às unidadesconsumidoras em baixa tensão de pequenas, médias e grandes empresas.

Área destinada a atender empresas de MG corresponde a três campos de futebol.  — Foto: Divulgação

Área destinada a atender empresas de MG corresponde a três campos de futebol. — Foto: Divulgação

Atualmente possui 19 usinas já em operação nos estados de São Paulo e Minas Gerais e conta com outras 14 unidades em construção, que entrarão em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano, totalizando 9,6 MWp de geração fotovoltaica.

Este valor é suficiente para suprir o equivalente ao consumo elétrico de mais de 4.100 residências, por 35 anos.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: