Pacientes de COVID morrem por falta de leitos na UTI em Uberaba

Três pacientes morreram em Uberaba por falta de leitos na UTI. O caso foi levado a público pelo Jornal da Manhã e pela rádio JM e acende um alerta vermelho para a falta de leitos. Tanto que o coordenador da Central de Regulação do SUS Fácil, José Natal França, confirmou ao jornal que pacientes estão morrendo por não conseguirem a transferência a tempo pela superlotação da UTI.

“Estamos em dificuldade de transferi-los para cá. Tem pacientes intubados em Sacramento, Fronteira, Iturama, Frutal, onde não tem CTI, inclusive, esperamos transferi-los para Uberaba. A dificuldade nesse momento – porque a vaga existe, porém nós estamos com problema de medicamento. Então nós estamos com dificuldade de transferi-los neste momento. Cada um nessas cidades estão tentando se virar com esses pacientes. Houve óbitos? Lógico que houve óbitos. Nessas cidades praticamente com poucos recursos, houve óbitos, infelizmente isso está acontecendo. Estamos tentando viabilizar para ver se chegam medicamentos para Uberaba para transferi-los para cá. Estamos aguardando”, revelou o coordenador do Sus Fácil ao Jornal da Manhã.

Conforme o Jornal, há pelo menos uma semana o Hospital Regional, em Uberaba, não está recebendo pacientes graves pelo desabastecimento de medicamentos. Tratativas com o governo do estado e Ministério da Saúde têm tentado solucionar o problema.

Vale reforçar que Uberaba é a referência para Frutal em casos de necessidade de UTI, já que até o momento os leitos de UTI de Frutal ainda não encontram-se em funcionamento.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: