Policiais penais da Penitenciária de Uberlândia abatem drone que sobrevoava o local carregado de objetos ilegais

Um policial penal que atua na Penitenciária de Uberlândia (Professor João Pimenta da Veiga) avistou um drone, na manhã desta terça-feira (6/4), sobrevoando a área de pavilhões da unidade prisional. Ele acionou a equipe, via rádio, que efetuou disparos de arma de fogo para abater o veículo aéreo não tripulado, que continha um objeto pendurado: uma caixa de leite com quatro smartphones, quatro baterias de celulares, quatro cabos USB, quatro pedaços de serra, três fones de ouvido, três carregadores e dois chips.

A aeronave soltou o objeto que carregava em uma mata próxima à unidade prisional e continuou sobrevoando a penitenciária, mas foi abatida pelos policiais penais. O material foi apreendido pelo diretor-geral da unidade, Marcus Vinícius, juntamente com o subdiretor de Segurança, Ramon Damasceno, e a equipe de plantão. Buscas foram feitas no entorno da unidade prisional para encontrar o operador do veículo, mas o suspeito não foi localizado.

Os objetos ilegais foram encaminhados para a Polícia Civil, que fica a cargo das investigações criminais. O veículo aéreo não tripulado passará por uma manutenção e retornará para a penitenciária para ser usado no patrulhamento aéreo da unidade prisional, que já conta com um drone para operações de segurança.

Segundo o diretor-geral, a ação destaca o bom trabalho executado para coibir esses crimes na penitenciária. “Esse tipo de delito, com uso de drones, tem sido frequente para tentar burlar a segurança nas unidades prisionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Contudo, com a vigilância constante executada pelos policiais penais podemos demonstrar a forte presença do Estado, atuando para garantir a manutenção da segurança e da disciplina no ambiente prisional”, destaca.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: