Fala, Portari – 1 ano disso tudo em Frutal!

Um ano desde o primeiro fechamento do comércio. É o que significa esse dia 20 de março de 2021. Nem é, ainda, um ano do primeiro caso positivo em Frutal. Mas é o “aniversário” das restrições sanitárias que há muito tem provocado discussões, debates, protestos e, como sempre dúvidas e mais dúvidas.
Completar esse primeiro ano, sinceramente, não é motivo nenhum de orgulho para Frutal e, tampouco, para o Brasil. Naquela época tínhamos a sensação de que em uns 90 dias as coisas se normalizariam. Que faríamos todos a nossa parte e que o vírus passaria sem grandes problemas, sem devastar a população, diminuir famílias e, principalmente, dar tanta dor de cabeça como está dando.
Completar esse primeiro ano em Frutal é uma marca a ser registrada na história do município. Não é digno de comemoração e, não coloco aqui que a culpa seja de A, B ou C. Não é digno de comemoração porque cada vez mais vemos que a Pandemia também trouxe muita coisa à tona que já estava aí, mas era ignorada por muitos: a precariedade da saúde; a falta de leitos; políticos de todo o país que batem cabeça; a fragilidade da economia de micro, pequenos e médios empresários; a importância do professor e da escola; as desigualdades sociais cada vez mais aumentadas; entre tantas outras coisas.
Em algum momento, nos próximos anos, sairemos desa Pandemia. A história do mundo nos mostra que isso passa. Deixa marcas, mas passa. Espero que eu e todos vocês que lêem esse texto agora, estejamos aqui para ver o que vem depois. Porque o depois é reconstrução, é desafio, é superação.
Chegamos ao primeiro ano. Muito triste isso. Porém, ainda não perco meus lampejos de esperança de que há de passar.
Fiquem com Deus. Cuidem-se. Usem máscara. Higienize as mãos. Tomem cuidado. Chico Xavier dizia: “Tudo Passa”. E passará!

#blogdoportari #noticia #frutal #região #plantão #24hsdenoticia

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: