Frutal e Triângulo Sul escapam da “Onda Roxa”, mas está em observação diária pelo Estado
Em coletiva nesse momento o Governador Romeu Zema anunciou a criação da Onda Roxa no Estado, que não é mais opcional, ou seja, os municípios incluídos nela não têm alternativa a não ser adotar as restrições impostas pelo governo. Nesse primeiro momento essa onda mais restritiva – que prevê inclusive a restrição na circulação de pessoas – estão a região Triângulo Norte (que tem como pólo Uberlândia) e Noroeste (que tem como referência Patos de Minas). Frutal, que está na região Triângulo Sul, permanece na Onda Vermelha mas com observação diária. Ou seja, conforme Zema, de um dia para outro o governo pode interferir e obrigar as medidas restritivas mais severas, a depender do número de casos e capacidade hospitalar.
A Onda Roxa proíbe circulação de pessoas que não estejam na cadeia de atividades essenciais (indústrias, lavanderias, imprensa, supermercados, postos de combustíveis, entre outros), além de proibir inclusive reuniões familiares de pessoas que não moram na mesma residência.
Em síntese: Frutal e a região Triângulo Sul escaparam por pouco. Mas, se a população não colaborar, o caminho é a Onda Roxa, que pode vir a qualquer momento.