Noticias

Contornos políticos em 2014

Apesar de estar afastado por alguns dias da redação e até mesmo de Frutal, curtindo minhas férias da redação e também da UEMG, não poderia deixar de escrever para a edição dessa semana. E abordo aqui um assunto que, de longe, vi repercutido nas redes sociais: o anúncio do secretário de esportes Edivalder Cheiroso de que deixará, ainda em 2014, a pasta para retornar à Câmara Municipal.

Mesmo com a notícia repercutindo no início dessa semana, de certa forma a entrevista de Cheiroso não me assusta. Isso porque já era esperado que ele tomasse essa atitude e, mesmo quando aceitou assumir a pasta, no segundo mês de mandato, já havia antecipado que sua saída do Legislativo seria temporária. Em minha análise, ao reafirmar sua intenção em voltar para a Câmara Municipal Edivalder já dá um recado a seus eleitores e também para o futuro político de Frutal: ele poderá disputar a eleição para a presidência do Legislativo e, ao mesmo tempo, já começa a pensar nas eleições de 2016.

Sim, pode ser que ainda está cedo para falar de outra eleição municipal e, claro, ainda temos que encarar uma Copa do Mundo e a eleição de deputados, senadores, governador e presidente nesse ano. Mas se Cheiroso se mantiver firme em sua posição, deverá chegar em dezembro desse ano com “calibre” para a sucessão de Juninho do Sindicato, num quadro que, nesse momento, está em aberto e os caminhos tomados por cada um dos 15 vereadores em relação a seus apoios a candidatos a deputados pode deixar o quadro favorável a Cheiroso.

Por um lado, há um grupo de vereadores que deverá ir com a ex-prefeita Ciça por afinidade partidária e pessoal. Outro grupo deverá apoiar um ou outro candidato isolado, cumprindo compromissos partidários. Há aqueles que pretendem caminhar com o advogado Arnaldo Silva Jr. e os que, assim como Edivalder, deverão apoiar a dobradinha Caio Narcio e Zé Maia. Dependendo do lado para o qual o prefeito Mauri pender, podem apostar que a eleição do Legislativo já começa a se definir em julho desse ano.

Enfim, uma análise de um jornalista que, mesmo de férias, ainda acompanha a movimentação em Frutal.

==

==

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: