Vereadora Irma pede levantamento sobre equipamentos de ginásticas

A vereadora Irma Rezende Rocha encaminhou a Prefeitura indicação em que pede a realização de um levantamento sobre as condições dos equipamentos de ginástica das academias populares instaladas nas praças de Frutal. “Pelo que observei muitos dos equipamentos estão danificados. O objetivo é saber qual a atual situação de cada um deles e pedir a manutenção nos casos em que houver necessidade”, explicou.

Nos últimos anos assistimos um grande crescimento das chamadas academias populares, nas praças, parques e áreas verdes da cidade. A disponibilização destes equipamentos esportivos representa ganho muito positivo para todos. “Além de acarretar benefícios à saúde dos usuários, torna estes espaços em centros de vivência, permitindo a convivência de vizinhos e amigos destas regiões”.

O estimulo à circulação permitiu também uma real ocupação das praças por parte da população. Contudo, observa-se que na medida em que aumentaram as academias populares, diminui-se a quantidade de brinquedos instalados, os Playgrounds, o que consequentemente levou muitas crianças a utilizar os equipamentos de ginástica, que nem sempre são adequados ao uso infantil.

Com isso, tanto pelo uso irregular ou mesmo pelo limite de vida útil do aparelho, muitos estão danificados necessitando de manutenção ou substituição. “Espero que o prefeito Bruno Augusto atenda minha indicação, providencie o levantamento e viabilize o recurso necessário para atender nossa proposição”, destacou ao ressaltar que espera que também os playgrounds sejam reformados.

Apesar da pandemia, essas academias podem continuar funcionando com placas de orientação para o número de pessoas ocupando seus espaços, uma vez que está cientificamente comprovado que a prática regular de atividade física ajuda a promover o bem estar e prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, depressão e ansiedade, entre outras, além de fortalecer ossos e músculos.

Com relação aos riscos de contágio e disseminação do vírus, as atividades podem ser praticadas com segurança ao ar livre, observando-se a distância mínima entre os praticantes, uso de máscaras e demais cuidados recomendados pelos órgãos competentes.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: