Cemig é destaque mundial no relatório de sustentabilidade da S&P

Companhia recebeu a classificação bronze no ranking de sustentabilidade 2021 da Standard & Poor’s que avaliou mais de 7.000 empresas

A Cemig acaba de receber a distinção Bronze Class do anuário de sustentabilidade da S&P Global de 2021. A companhia foi premiada por estar na categoria incluída na faixa de 5% a 10% das empresas do setor elétrico mundial que obtiveram as melhores pontuações no Corporate Sustainability Assessment (CSA), um questionário que é a base para vários índices ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Entre as 220 empresas do setor elétrico avaliadas no mundo, a Cemig ficou na 15ª posição.

O The Sustainability Yearbook 2021 é um ranking global de sustentabilidade que figura no anuário da agência de rating Standard & Poor’s. A distinção coloca a Cemig na lista das empresas mais sustentáveis do planeta, na visão do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), um dos índices mais antigos e reconhecidos pelo mercado.

O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas, afirma que a presença no anuário global de sustentabilidade da S&P é mais uma evidência dos esforços que a Cemig vem implementando para se adequar às expectativas relacionadas à sustentabilidade, cobradas de todas as grandes empresas e corporações na atualidade. Segundo ele, a premiação também reafirma o alinhamento da companhia aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

“Ser sustentável é atuar com responsabilidade socioambiental, adotando práticas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e que promovem o desenvolvimento econômico inclusivo e equilibrado. A sustentabilidade envolve todas as áreas da empresa, pois todos os processos possuem práticas que contemplam alguma dimensão da sustentabilidade, seja ambiental, social, financeira ou de governança”, afirma Adiéliton.

Recorde de avaliações

A seleção do S&P Global de 2021 teve recorde de participação. Foram avaliadas mais de 7.000 empresas globais de 61 setores. Apenas 630 foram selecionadas para o ranking. O critério para a seleção foi o desempenho em aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança (ESG). Segundo a própria S&P, com o número recorde de empresas, o ranking deste ano se tornou o mais competitivo da história.

De acordo com os organizadores, entre outros fatores, a participação recorde foi impulsionada pela crise da Covid-19. “A convergência da pandemia de Covid, o aumento da consciência de raça, diversidade e inclusão em nossas comunidades e a devastação criada por condições meteorológicas extremas e mudanças climáticas cimentaram o tema da sustentabilidade como prioridade número um da comunidade empresarial”, escreveu Douglas L. Peterson CEO da S&P Global.

Criado em 1999, o Corporate Sustainability Assessment (CSA) é usado, por exemplo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World), o primeiro a acompanhar a performance financeira de empresas com preocupações de sustentabilidade. A Cemig é a única empresa do setor elétrico das Américas que integra o DJSI World 2020/2021. A companhia permanece na seleta lista há 21 anos, desde a criação do índice.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: