II FEIRA DE CIÊNCIAS DA UEMG FRUTAL TERÁ PROGRAMAÇÃO ONLINE ADAPTADA À PANDEMIA

A “II Feira de Ciências da UEMG Frutal: Inovação e Meio Ambiente”, evento de fomento a ciência para estudantes do ensino fundamental e médio, terá  programação online prevista de março à outubro de 2021. Nove alunos entre três projetos premiados receberão bolsas de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

A primeira edição da Feira ocorreu em 2019 e contou com a apresentação de 22 trabalhos e mais de 1000 visitantes. A edição deste ano espera seguir com a promoção de integração entre universidade e escolas do município de Frutal.

A Feira pretende alcançar alunos de escolas públicas e privadas do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas frutalenses. Dentre as atividades virtuais previstas estão: cursos de capacitação de professores, acompanhamento do desenvolvimento dos projetos científicos pelos alunos de graduação e pós-graduação da UEMG, visitas guiadas de alunos da rede básica de ensino às dependências da UEMG Frutal (condicionadas ao retorno presencial) e ao fim do cronograma a realização da Feira de Ciências, em outubro.

Ainda na programação serão realizadas atividades para a promoção da ciência perante as escolas e comunidade, por meio de vídeos interativos e vinhetas radiofônicas com conteúdo prático e informativo nas redes sociais do evento. Serão organizadas lives com temas variados e atuais, para apresentação de narrativas de trajetórias acadêmicas e profissionais inspiradoras aos alunos. As transmissões serão realizadas nos canais de comunicação e redes sociais das escolas participantes do projeto e retransmitidas nas redes da Feira de Ciências.

BOLSA DE PESQUISA JÚNIOR

O evento  contemplará nove alunos do ensino básico frutalense com bolsas de Iniciação Científica Jr. do CNPq, premiará as escolas com troféus, e os estudantes e professores com medalhas. Os três melhores projetos, dos grupos formados por até três alunos e dois professores, serão premiados com a bolsa, de um total de 40 trabalhos a serem apresentados na feira. As bolsas terão duração de seis meses com implementação em 2022, em projetos de pesquisas em andamento dos professores responsáveis pela organização do evento.

Para avaliação dos projetos apresentados, serão considerados como critérios a apresentação do material de apoio, a apresentação do grupo, o impacto do trabalho na área inscrita, o impacto social e a utilização de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis na construção do trabalho.

A “II Feira de Ciências da UEMG Frutal: Estimulando Inovações na Educação é uma realização da UEMG Frutal com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Prefeitura Municipal de Frutal. Com a coordenação do Prof. Dr. Gustavo Henrique Gravatim Costa, a equipe organizadora é composta pelos professores: Dr. Antônio Carlos Marangoni , Dra. Cristina Veloso de Castro, Dr. Eduardo Rodrigues Ferreira Geografia, Me. Fábio Rodrigues Silva, Dr. Maurício Bonatto Machado de Castilhos, Dra. Osania Emerenciano Ferreira, Dr. Rodrigo Daniel Levoti Portari, Dra. Taís Arthur Corrêa; Os funcionários técnico-administrativos Adriana Barboza Alves, Bruna Cássia Rodrigues Guardiano, Daniela Moreira da Silva e Pedro Gomes Peixoto; e membro externo: Dra. Priscila Cardoso Alvarenga Gimenes (Universidade Federal de Uberlândia).

%d blogueiros gostam disto: