A qualidade da água é objeto de estudos realizados por pesquisadores da UEMG-Frutal.

Rios e lagos do município de Frutal e região são estudados em projetos de pesquisas realizados por estudantes de graduação e mestrado, orientados pelo Professor Rodrigo Ney Millan e pela Professora Eliana Aparecida Panarelli, que fazem parte do grupo de pesquisa Uso e Conservação de Recursos Naturais. Os estudos investigam a qualidade da água e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos, tendo como base a coleta de dados físicos e químicos e a estrutura da comunidade de organismos aquáticos. Estudos ecológicos que envolvem a qualidade da água pertencem a uma área de estudo conhecida como Limnologia.  

Os ambientes aquáticos do Parque dos Lagos têm sido estudados pelo Professor Rodrigo e colaboradores desde 2016 e, recentemente, a Professora Eliana iniciou colaboração na orientação do Mestrando Heytor Lemos Martins, acrescentando investigação sobre indicadores biológicos no estudo da qualidade de água dos reservatórios. No ano de 2020, o professor iniciou orientação de iniciação científica em projeto envolvendo a qualidade da água dos córregos Vertente e Vertente Grande no município de Frutal, dando sequência aos estudos em ecossistemas aquáticos que recebem água do Parque dos Lagos. 

A mestranda Mirela Naves Barbosa iniciou em 2020 estudo em afluentes do Rio Grande (margem paulista) e a mestranda Claudia Freitas de Carvalho Rodrigues estuda o Ribeirão Frutal na região de descarte de efluente de tratamento de esgoto do município. Além das orientações no curso de Mestrado em Ciências Ambientais, estudos em ecologia aquática são realizados por estudantes de graduação em Engenharia Agronômica e Geografia. Estudantes de agronomia podem realizar pesquisas de iniciação científica em ecossistemas aquáticos associados à produção rural e estudantes de geografia podem realizar iniciação científica com análise do uso e ocupação da bacia hidrográfica como fatores que influenciam a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos no município e região. A colaboração de estudantes nas pesquisas científicas é essencial para produção de conhecimento que possa colaborar com a qualidade de vida da população.   

As inscrições para o ingresso nos cursos da UEMG estarão abertas de 8 a 26 de fevereiro, pelo site http://uemg.br/ingresso2021 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: