Projeto da UEMG-Frutal faz análise crítica de projetos de lei federal e estadual sober ensino e ciência

Compreender como se dá a deslegitimização da ciência em épocas de pós-verdade, onde as versões têm mais valor que os fatos. Em síntese é isso que propõe o projeto de pesquisa intitulado “A deslegitimização da ciência em tempos de ‘pós-verdade’: uma análise genealógica dos discursos institucionais” que é desenvolvido na Uidade de Frutal da UEMG sob a orientação da professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Dra. Karol Natasha Lourenço Castanheira, com a colaboração dos professores Dr. Fernando Zanetti e Dr. Vinícius Ormelesi.

Segundo o projeto, a intenção e analisar como o discursos científico tem perdido legitimidade no cenário atual do país, resgatando a crítica à ciência moderna configurada nos planos intelectuais. Para isso, o projeot mapeia políticas públicas que tenham como foco principal o ensino e a ciência e que estejam previstos em projetos de lei no âmbito federal, enviados pelo Ministério da Educação no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, e estadual, enviados pelo governo Romeu Zema à Assembleia Legislativa também no primeiro ano de mandato.

O projeto prevê análise das políticas públicas sob a perspectiva genealógica de Foucault, que permite investigar jogos de valores e forças presentes na desconstrução do saber científico. A proposta espera contribuir ao mostrar quais são as respostas dadas aos discursos de desconstrução da ciência e como isso afeta diretamente a vida da população por meio de leis que tramitam no Legislativo federal e estadual.

Equipe executora

Orientadora: Karol Natasha Lourenço Castanheira

Orientanda: Isabelle Souza Silva

Professores Colaboradores: Vinícius Fernandes Ormelesi e Fernando Luiz Zanetti

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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