As aulas na rede municipal retornam no dia 18 de fevereiro e de forma remota

A Secretaria de Educação informa aos pais, responsáveis e alunos da rede municipal de ensino que a volta às aulas está prevista para o dia 18 de fevereiro e até o presente momento as aulas seguem de forma remota.
O município segue um calendário próprio, porém se adequando ao calendário proposto pela Secretaria de Estado da Educação.
De acordo com a resolução do Governo do Estado ficaram estendidas até junho às aulas remotas, mas segundo Regina Maura Macedo de Oliveira, secretária interina de educação, o município tem autonomia e já está trabalhando junto com o seu comitê de educação para planejar o retorno das aulas presenciais. “Claro que isso não vai ser algo decidido às pressas, já que é preciso zelar pela saúde de todos, e é nossa prioridade um retorno seguro”, destaca a educadora.
Desde 2020, quando foram implantadas as aulas remotas por conta da pandemia, o município utiliza das ferramentas tecnológicas como Google Meet e WhatsApp para ministrar aulas e entrar em contato com pais e responsáveis.
Além de utilizar uma apostila de atividades que é entregue a todos os alunos, aliás, aqueles estudantes que não têm condições de buscarem essas apostilas, recebem esses materiais em casa entregues pela própria escola.
De acordo com Regina, existe um trabalho minucioso e muito bem organizado para que todos os alunos recebam o material. “Sabemos que alguns alunos ainda não possuem acesso às ferramentas tecnológicas, porém esse estudante possui total amparo da escola para que o mesmo não fique de fora das atividades e não tenha seu desempenho comprometido”.
Segundo a secretária interina, os professores da rede municipal passaram por uma capacitação antes de iniciar as atividades com os alunos, para que eles consigam lidar da melhor maneira com os desafios impostos pela pandemia. “Para que o ensino das nossas crianças não seja prejudicado, a Secretaria também conta com um técnico que atende sempre que solicitado, seguindo as determinações do Governo do Estado”.
Ainda de acordo com Regina, o desempenho dos alunos da rede municipal em 2020 esteve dentro da média acadêmica. “Se olharmos tudo o que mudou em nossas vidas no ano que passou, como a forma de aprender, de lidar com pessoas e de conviver com as pessoas, os resultados podem ser considerados bons. Mas para 2021, desejamos corrigir as falhas que ficaram do ano de 2020 para que nossos alunos tenham um desempenho cada vez melhor nas aulas, sejam elas remotas ou presenciais”.
Por último, a secretária interina destaca que os alunos da rede municipal irão continuar recebendo o kit merenda, que no ano passado foi distribuído semanalmente. “Para 2021, ainda está sendo decidida a melhor maneira para se fazer essa entrega a todas as famílias, mas ela ocorrerá o mais breve possível”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: