Noticias

Possíveis caminhos

O anúncio da saída de Romero Brito do cenário eleitoral pegou muita gente no contrapé. Apesar de alguns setores da política já virem comentando o assunto há algum tempo, nos bastidores, o anúncio oficial provavelmente deixou muita gente “com as pernas quebradas”.

Em sua argumentação, num editorial assinado no jornal Pontal, Romero Brito afirma, em outras palavras, ter se sentido ‘traído’ tanto pelo grupo de Narcio como pelo grupo de Ciça. Romero acreditava que poderia ser a peça chave para manutenção da união e, conforme seu texto, percebeu que parcelas do grupo de Ciça trabalhava em prol de Mauri Alves, enquanto, do lado de Narcio, parte de seu grupo trabalhava em favor de Toninho Heitor.

Romero ainda deixou, nas entrelinhas, que o ‘amadurecimento’ político de Frutal não ocorreu tal como ele pensava, e, em seu posicionamento, deixa algumas críticas veladas aos grupos políticos de Frutal e também à própria população.

No entanto, tomada a decisão e passadas algumas horas de “digestão” dessa nova situação, muitas pessoas acreditam que a eleição está ficando polarizada, já considerando que pelo menos outros três pré-candidatos não deverão efetivar seus planos nas convenções municipais.

Mas o que gostaria mesmo de fazer é uma leitura em que o PR e a prefeita Ciça se encontram neste momento. O PR aparenta estar enfraquecido nessa nova composição, uma vez que o principal nome para assumir a sucessão, Romero Brito, já se colocou como carta fora do baralho. Apesar de ainda haver alguns nomes no partido, como o da vereadora Maíza Signorelli, talvez seja demasiado tarde para iniciar uma pré-campanha efetiva.

Já Ciça encontra-se em uma encruzilhada e, em breve, deve tomar uma posição. Os possíveis caminhos seriam:

1) Apoiar Toninho Heitor, a contragosto de boa parte de seu grupo e à conta-mão da história política vivida por ela, Zanto e Toninho Heitor no passado. Na minha visão, essa  é a hipótese mais remota.

2) Apoiar Mauri Alves e ter a perspectiva de seu grupo continuar com uma parcela de poder na Prefeitura. Mauri conta com a simpatia de parte de seu grupo, o que poderia ser justificável a sua escolha.

3) Ficar, oficialmente, fora das eleições. Oficialmente porque sabe-se que, apesar de muitas vezes um prefeito não declarar apoio oficial a um candidato, evitando até mesmo palanque, pode continuar, nos bastidores, trabalhando em favor de um ou de outro. Acredito que dificilmente Ciça tomará esse caminho no embate político.

Esse é o cenário, por enquanto. No domingo o deputado Narcio Rodrigues está na cidade e, com ele, provavelmente novas notícias irão surgir a esse respeito. Até lá!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

4 thoughts on “Possíveis caminhos

  • Emilio Grande Pousa

    Sobre possíveis caminhos da(o) Prefeita(o), fica muito claro que ela, vai apoiar que o ELE(Zanto) mandar. A administração foi toda assim, e, continuara sendo. Agora o Mauri sendo apoiado pelo Sr. Adalberto Queiroz ??? duvido muito e, até acho graça. Mas vamos esperar o que caminho o Sr. prefeito, de fato, vai definir o que a prefeita, de direito, vai tomar. Um abraço. Emilio

  • Eleitor Frutal

    A “candidatura” do até então “prefeitavel” de acordo com a midia, Romero Brito, nunca foi efetivada no partido por ele não ter qualquer “aceitação” publica. Nas pesquisas o nome dele era cogito? Sim!´Só que com muita rejeição, mas a midia só falava no nome dele no PR. Nas pesquisas feitas até hoje e que chegaram a nosso conhecimento, todas na espôntanea, o povo só falava na Veradora Maiza e aceitação dela no partido está aumentando cada vez mais, por ela ser no momento o nome mais forte para sucessão da prefeita Ciça, portanto não está cedo nada para começar a falar o nome da Maiza, pois o nome dela o povo quem é quem decide ja está falado! Pensem nisso vcs da midia que agora não tem Romero e isso ja havia dito aqui. Maiza está trabalhando para ser candita sim e o povo quer, ela trabalha quetinha, humilde como sempre!

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: