CGE-MG alcança melhor nível de estrutura entre órgãos de controle do país

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) está no melhor nível de estrutura dos órgãos centrais de controle interno do Poder Executivo dos estados e das capitais brasileiras. O apontamento é do relatório “Avaliação Nacional do Controle Interno baseado no COSO I e IA-CM”, apresentado durante a 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Intrno (Conaci).

O levantamento é resultado de avaliação realizada pelo Conaci e pelo Banco Mundial, com o objetivo de conhecer a qualidade e alcance do controle interno nos municípios brasileiros, investigar as condições que promovem sua implementação e, ainda, construir um modelo de Monitoramento e Avaliação tanto do alcance quanto da qualidade do controle interno, além dos processos de avaliação interna deste controle.

“A CGE-MG tem trabalhado muito para executar seus serviços com excelência. Nesses últimos anos, investimos em inteligência da informação, no trabalho em rede, em gestão de riscos, controle social, prevenção de atos ilícitos. Nossa colocação no melhor nível de estrutura dos órgãos de controle interno é um reconhecimento desses esforços, e nos dá mais energia para seguir crescendo ainda mais”, comemorou o controlador-geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle.

Análise

As informações para a avaliação foram coletadas por meio de questionários enviados aos estados e capitais e verificadas por meio de evidências submetidas pelos gestores. Outras bases de dados também foram mobilizadas para verificação da veracidade das informações. No total, 22 estados e o Distrito Federal responderam ao questionário, além de 22 das 26 capitais brasileiras.

“Buscamos fazer um estudo que fosse representativo tanto para estados e o Distrito Federal, quanto para as capitais. Isso significa que as conclusões são generalizáveis para todos os entes federativos listados, possibilitando comparações válidas entre eles”, disse Leonardo Ferraz, presidente do Conaci.

Confira o relatório na íntegra: “Avaliação Nacional do Controle Interno baseado no COSO I e IA-CM”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: