ENTÃO É NATAL*

Então é Natal. As pessoas se deixam contagiar por esse ambiente mais afetuoso e cordial. Que bom… Até os não cristãos admitem que apreciam esta época do ano. São retirados das caixas os enfeites guardados do ano anterior, os festões e o presépio. As luzinhas natalinas vão adornando as casas e a cidade. Dá gosto sair à noite só para ficar namorando o tempo, curtindo a aragem do lago, vendo o brilho da lua. Nesta época, percebe-se que dá gosto viver e que, apesar de todos os percalços, há sempre motivos para ter armazenado um tantinho de esperança, um pouquinho de boa vontade, um montão de aspirações. 

Há muitos que preferem lamentar por aquilo que perderam ou deixaram de ganhar ao longo do ano que passou. Melhor é agradecer pelo saldo que sobrou e que é sempre o suficiente para um recomeço. Perdas acontecem. Alguns perderam mais que ganharam, é certo. Teve gente que partiu… ficam as lembranças, ficam outras pessoas, fica sempre um irmão, um filho, um amigo, uma namorada ou, no mínimo, a expectativa de se ter, ser, fazer alguma coisa. É isso que nos comove, o que nos move, dá sentido às nossas vidas. 

Minha mãezinha foi-se embora há algum tempo e a lembrança que mais me emociona são os encontros festivos que fazíamos no Natal. Lembro-me do peru assado, das gostosas risadas, do afeto pulsante que parecia dar até para ser tocado, tal sua densidade. A ausência de mamãe motiva para que nunca percamos a alegria e a vontade de estar juntos, de celebrarmos a vida juntos. Aquela alegria foi sua maior herança, paira bela no coração.

Gosto dos que gostam do Natal. Não que eu despreze os argumentos dos que não apreciam tanto esta data, mas os que se deixam inebriar pelo clima natalino parecem ser pessoas movidas pela esperança, que não esmorecem tão fácil, que insistem em prosseguir. 


Abracemo-nos muito nestes dias, deixemo-nos levar pelos bons sentimentos da cristandade e que essa prática perdure ao longo de todos os dias, durante os muitos anos que ainda teremos juntos. Feliz Natal!

É isso aí!

*Texto do professor Zé Luiz encaminhado ao Blog do Portari para esse nosso dia de Natal!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: