Projeto FormARTE promove aulas online sobre pontos culturais do Brasil e mundo

Após um ano de atividades, mais de 200 horas de aulas e a oferta de sete oficinas gratuitas de arte e capacitação, como Fotografia, Histórias em quadrinhos: ilustração e criação de narrativa gráfica e Design gráfico, a primeira edição do projeto FormArte chega ao fim com a distribuição de kits culturais para os alunos. A entrega será nesta sexta-feira (27), das 10h às 16h, no núcleo da Apae de Frutal e, das 14h às 16h, na CEMEI Antonio Gomes Pinheiro, também em Frutal (MG), para os participantes dos núcleos Duque de Caxias e Guarda Mirim.
            A iniciativa atendeu 100 jovens da cidade, de 14 a 22 anos, em quatro locais diferentes, e a ação foi concluída com o encerramento on-line das aulas nos núcleos Guarda Mirim de Frutal, Projeto Duque de Caxias e Apae Frutal. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Cutrale.
             O FormArte buscou ampliar a formação integral dos jovens e adolescentes em situação de risco social com base em técnicas culturais, de comunicação e autoexpressão, incentivando a descoberta de talentos no âmbito pessoal e profissional. Elvio Costa, assistente de coordenação do projeto, ressalta que, por meio das oficinas, os alunos desenvolveram competências e habilidades como observação artística, criatividade, fundamentos e técnicas do desenho e grafite e utilização de softwares, como Photoshop, Adobe Ilustrator e Corel Draw. 
            “E mesmo com o desafio da pandemia de Covid-19, que inviabilizou as ações presenciais, foi possível oportunizar aos participantes a continuidade das atividades remotamente, por meio do envio de vídeos gravados pelos professores”, diz Elvio. Dessa forma, na última atividade do projeto, da oficina de Acesso a bens culturais e vivência, que propõe uma viagem cultural, foi possível manter a proposta de integrar os alunos a novos locais e conhecimento.
            No kit cultural que os alunos receberão nesta semana, um dos itens é um pen drive com os roteiros virtuais de Machu Pichu, Torre Eiffel, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Vaticano, Museu do Ipiranga, Instituto Inhotim e Igreja Santa Rita e Museu de Arte Sacra de Uberaba (MG). “A pandemia foi um desafio, mas repensamos as atividades para manter nosso foco em possibilitar a troca de experiências e ampliar a bagagem cultural dos jovens. Assim, os vídeos disponibilizados permitiram viajar para diversos locais, mesmo sem sair de casa”, afirma Júlia Berwerth, produtora executiva da ComTexto Cultural, empresa responsável pelo desenvolvimento d a iniciativa.
            Para Juliana Volpe, coordenadora pedagógica do projeto, todas as atividades realizadas proporcionaram inúmeros ganhos no desenvolvimento intelectual dos alunos. “Há uma descoberta de novos significados e lugares. Os alunos puderam se envolver no universo da cultura e compreender na prática como esse campo de conhecimento é fundamental para a formação cidadã e profissional. Foi gratificante acompanhar o desenvolvimento do projeto e dos atendidos.”
Aprovado via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, o FormArte é realizado pela ComTexto Cultural e conta com o patrocínio da Cutrale.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: