Itapagipe: Ricardo e Craidim inovam na escolha do Secretário de Educação para 2021-2024

A dobradinha vitoriosa na eleição de Itapagipe, Ricardo e Craidim, está inovando no processo de escolha do Secretário Municipal de Educação daquela cidade: ao invés de apenas indicar um nome, abriram um processo eleitoral para que interessados no cargo possam se candidatar, sendo que os eleitores serão os servidores efetivos da área de educação, independente da função ou vaga que atuam. O voto será facultativo aos eleitores.

Segundo posts divulgados nas redes sociais dos candidatos, as candidaturas para o cargo estão abertas até o dia 27 de novembro e são abertas apenas a professores efetivos da rede municipal de educação em Itapagipe. A eleição, será realizada por meio de votação com cédulas rubricadas que atestem a sua veracidade. O mais votado será indicado como Secretário de Educação, o segundo mais votado como Secretário Adjunto de Educação. Até o momento já foram registradas duas candidaturas.

Confira o comunicado publicado nas redes dos candidatos:

ESCOLHA DO(A) SECRETÁRIO(A) MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Conforme compromisso assumido na campanha, a escolha da Secretária Municipal de Educação será feita de forma democrática e transparente, com a participação da comunidade escolar.

Irá funcionar da seguinte maneira:Somente funcionários efetivos municipais ligados à Educação terão direito a voto. Independente do cargo, desde que EFETIVO na Educação, todos podem votar. Pode concorrer somente ocupantes de cargo de professor com provimento efetivo.

Iremos elaborar uma cédula de votação com assinatura do prefeito eleito ou de alguém nomeado por ele para que seja realizada a votação. Nesta cédula não terá nome de ninguém, apenas uma linha para que o servidor efetivo indique o colega preferido para ser o(a) Secretário(a) de Educação.

Iremos definir o dia, local e um período de tempo (2h ou 3h) para que os interessados em participar do processo possam votar. A apuração será feita ali mesmo, na presença dos candidatos interessados.

Para votar, contaremos com a lista dos nomes dos servidores efetivos da Educação. Eles assinam a lista, pegam a cédula e efetivam seu voto secretamente depositando-o em uma urna lacrada.

O nome mais votado ao final da apuração, assim querendo, será nomeado Secretário(a) de Educação. O segundo nome mais votado terá direito ao cargo de Secretário(a) Adjunto de Educação.

O terceiro nome mais votado terá direito ao cargo de Subsecretário(a) de Educação. Em caso de empate, o(a) vencedor(a) será quem tiver mais tempo como servidor efetivo no município.

A votação não será obrigatória. Cabe aos interessados no cargo fazerem campanha para convencer o maior número de colegas a comparecer na votação. A eleição deve ocorrer em 15 dias. Próximo ao dia 2 de dezembro.

Boa sorte a todo(a)s.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: