Saúde alerta para um possível aumento dos casos de dengue em Frutal

O período chuvoso e altas temperaturas devem servir como alerta para o possível aumento dos casos de dengue no município de Frutal.  Segundo o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Luiz Afonso Queiroz Silva, é necessário fazer um trabalho preventivo para evitar um possível surto da doença.   

De acordo com Luiz Afonso, os agentes têm encontrado um número significativo de focos do Aedes Aegypti nas residências e isso tem preocupado os profissionais do setor. “Para se ter uma ideia, antes eram cerca de sete focos semanais, agora estamos encontrando de 50 a 60 focos por semana e esse número tende a se multiplicar em dezembro e janeiro. Esse é o momento da população se conscientizar e fazer a eliminação desses possíveis depósitos e evitar a proliferação do mosquito”, afirma.

Para prevenir as doenças como Dengue, Zika vírus e Chikungunya, tem que combater o Aedes aegypti, ou seja, não deixar o mosquito nascer. “Os principais criadouros do mosquito ainda são encontrados nas residências, principalmente nos quintais, como baldes sem tampa, vasilhas, bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas e caixas d’água destampadas. Também nos pequenos reservatórios como calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros”, ressalta Luiz Afonso.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, este ano foram notificados 817 casos de dengue, destes 625 positivos e 192 negativos. Quanto à Chikungunya, foram 15 notificações e apenas um caso confirmado da doença. Em relação à Zika, foram 36 notificações, sendo um caso confirmado, 25 descartados e 10 não fizeram exames. No município, não foi registrado nenhum óbito relacionado a essas doenças.  “Quanto maior o número de focos, maior é a possibilidade dos casos se multiplicarem, então temos que trabalhar com a prevenção. Nossos agentes têm trabalhado o ano todo de segunda a sexta-feira, eles têm encontrado e eliminado focos em todos os bairros da cidade”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: