Simpósio de Discursividades Midiáticas chega a sua 5ª edição

Com o tema “A Comunicação em Tempos de Pandemia”, encontro será 100% online e contará com a participação de pesquisadores e profissionais de comunicação

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais (LabDim) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o V Simpósio de Discursividades Midiáticas ocorre de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema “A Comunicação em Tempos de Pandemia”. O evento tradicionalmente realizado no formato presencial, teve que ser modificado por causa da pandemia do novo coronavírus e vai realizar uma programação inteiramente online. “O enfrentamento da Covid-19 lançou luz sobre as ferramentas mais poderosas que dispomos: a educação e a ciência. Por isso, mesmo com as limitações de presença física, a academia não pode deixar de promover pesquisas e debates. Simpósios como esse do LadDim são exemplos claros disso. Em quatro dias de programação teremos a oportunidade de refletirmos sobre a temática comunicação em tempos de pandemia, nas mais diversas frentes de estudos”, pontua Ariane Barbosa Lemos, professora nos cursos de Comunicação na UEMG – Unidade Divinópolis e membro da Comissão Organizadora.

Apesar dos desafios em formatar um evento 100% online, o professor dos cursos de Comunicação da UEMG – Unidade Frutal e coordenador geral do V Simpósio de Discursividades Midiáticas, Plínio Volponi, vê pontos positivos com a adoção desse novo formato. “Uma facilidade que o evento online trouxe, foi a participação de professores e profissionais de diferentes áreas do Brasil. Inclusive, teremos a presença de um professor da Colômbia. Quem poderia imaginar que uma universidade em pleno Triângulo Mineiro poderia ter a condição de um dia ter a presença de um palestrante internacional em um evento gratuito? Acredito que a pandemia vai mudar a dinâmica de como fazemos eventos científicos e essas participações internacionais podem se tornar algo mais frequente”, avalia.

Além do Prof. Dr. Julio César Goyes Narváes, da UNAL/Colômbia, o evento também contará com a particpação do Prof. Dr. Murilo Cesar Soares, da UNESP/Bauru. Eles serão os responsáveis pelas conferências de abertura e de encerramento, respectivamente. Além das conferências com os pesquisadores convidados, haverá a presença de profissionais de várias partes do Brasil, como: Helena Calil (DAZN), Madelyne Boer (CBN – Grandes Lagos), Maira Pinheiro (Alpargatas), Márcia Maria da Cruz (Estado de Minas), Lucas Machado (TV Integração – afiliada Rede Globo) e Pedro Ladeira (Folha de S. Paulo).

“Estamos muito empolgados com a quinta edição do evento que deve reunir pessoas de todo Brasil. É muito desafiador fazer um evento em plena pandemia. São muitos obstáculos e novidades que tivemos que encarar. Por exemplo, ao invés de agendarmos o anfiteatro da universidade, tivemos que utilizar a Sympla, uma plataforma online de eventos. Um outro desafio está sendo utilizar o Youtube como plataforma de exibição de um evento síncrono. Como resultado, está sendo um processo de muito aprendizado para todos os que estão envolvido na organização do evento e isso é ótimo”, completa Plínio Volponi.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente como ouvintes por meio do link da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/v-simposio-de-discursividades-midiaticas__980949.

Apresentação de Trabalhos no V Simpósio de Discursividades Midiáticas

O V Simpósio de Discursividades Midiáticas terá a apresentação de trabalhos acadêmicos de diversas universidades brasileiras, a saber: ESPM, UEMG, UERJ, UFMG, UFV, UNESP, UNIP e USP. A troca de saber científico contribui muito com as pesquisas em comunicação e com a formação do comunicador. “Acredito que o Simpósio sempre somou muito com a Universidade, principalmente nas pesquisas em comunicação. Lembro que na primeira vez que participei nunca havia ouvido falar do termo ‘educomunicação’. E hoje participo do Grupo de Pesquisa. O evento desperta olhares para diversas áreas que ainda não conhecemos e por isso a participação é tão importante: precisamos de mais pesquisadores, mais pessoas que se interessam em somar com a pesquisa e a educação pública e que desejam contribuir com a sociedade”, conta Gabriela Amorim, graduada em Jornalismo pela UEMG.

LabDim completa 5 anos de existência

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais (LabDim) foi criado em 2015 e devidamente certificado pelo CNPq. Nas reuniões regulares há discussão sobre temas e textos relacionados aos discursos e práticas presentes na mídia e, também, na comunicação social. Anualmente, o grupo promove o Simpósio de Discursividades Midiáticas como forma de sistematizar e compartilhar os frutos das discussões de textos lidos pelo grupo e, também, das experiências e insights compartilhados ao longo do ano. Em cada evento, ao menos um pesquisador principal é convidado para nortear os trabalhos. Nesta 5ª edição do Simpósio, serão os professores Prof. Dr. Julio César Goyes Narváes, da UNAL/Colômbia e o Prof. Dr. Murilo Cesar Soares, da UNESP/Bauru.

===============================

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEGUNDA-FEIRA (23/11)

20h – Conferência de Abertura: “Las telas sin el tejido: Comunicación, medios, experiencia”

Prof. Dr. Júlio César Goyes Narváez (UNAL – Colômbia)

TERÇA-FEIRA (24/11)

15h – Mesa-redonda “A cobertura audiovisual em tempos de pandemia”

Palestrantes: Helena Calil (DAZN), Madelyne Boer (CBN – Grandes Lagos) e Lucas Machado (TV Integração – afiliada Rede Globo).

20h – Mesa-redonda “Mudanças na rotina de trabalho do jornalista durante a pandemia”

Palestrantes: Maira Pinheiro (Alpargatas), Márcia Maria da Cruz (Estado de Minas) e Pedro Ladeira (Folha de S. Paulo).

QUARTA-FEIRA (25/11)

15h – Apresentação de Trabalhos

20h – Mesa-redonda “Práticas Sociais em Tempos de Pandemia: memes futebolísticos, movimento ambientalista e desinformação em saúde”

Palestrantes: Ariane Barbosa Lemos, Aida Franco de Lima, Júlio Cesar Rocha Conceição e Wesley Marques da Silva

QUINTA-FEIRA (26/11)

15h – Apresentação de Trabalhos

20h – Conferência de Encerramento “A crise da hiper-conexão”

Palestrante: Prof. Dr. Murilo Cesar Soares (UNESP/Bauru)

===============================

SERVIÇO:

V Simpósio de Discursividades Midiáticas

Data: 23 a 26 de novembro de 2020

Horário: das 15h às 18h e das 20h às 23h

O evento gratuito e aberto a toda comunidade

Inscrição: https://www.sympla.com.br/v-simposio-de-discursividades-midiaticas__980949

REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/labdimgrupo/

https://www.instagram.com/grupolabdim/

https://www.youtube.com/channel/UCBsRcBDAbuFI4zFD09bRBqA

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: