Fala, Portari

Amanhã é um dia decisivo para Frutal e quase todos os municípios do país. É dia de eleição, de escolher quais serão os rumos, destinos e caminhos serão tomados pelos próximos quatro anos em nossas cidades e, a decisão disso tudo passa pela ponta do dedo do eleitor e os números que serão teclados na urna eletrônica. Por isso, por mais que a obrigação de ir votar seja um “saco”, exercer esse direito é um ato de cidadania e, mais que isso, de livre escolha do eleitor.

Devemos ter e mente, na hora do voto, quais as proposta que realmente são críveis, factíveis e possíveis para o nosso município. Campanha eleitorais são tensas e muitas das vezes marcadas por inúmeros fatos que podem deixar o andamento da eleição confuso. Porém, uma vez que os candidatos estão definidos e na urna, a nós, eleitores comuns e não candidatos, nos resta escolher.

Avaliar bem o que é/foi proposto, tentar compreender um pouco da salada de informações que vão de saúde a educação, de social a meio ambiente, de zona rural a geração de empregos, não é uma tarefa fácil. É comum que às vezes soluções mágicas sejam colocadas para o eleitor que, na prática, não se aplicariam. É comum também haver algum tipo de “mistura” de funções entre Legislativo e Executivo. Candidatos a vereador que propõem ações que são exclusivas do prefeito ou mesmo do governo do estado e, muitas vezes, o eleitor mais desconectado não dimensiona aquilo que de fato poderá ser ou não do alcance do mandato do futuro legislador.

Assim, diante dessa enxurrada de informações recebidas ao longo dos últimos 45 dias (e com muito mais intensidade nas duas últimas semanas), desejo que cada um possa ter tido a possibilidade de filtrar as informações, avaliar, sopesar e, enfim, escolher aquelas propostas que mais o agradam.
Para amanhã, durante o dia, faremos atualizações sobre o andamento das eleições frutalenses. E após o fechamento das urnas, um acompanhamento dos resultados que sairão das urnas. Que o pleno exercício da democracia prevaleça em Frutal e em todo o país.

Boa sorte aos candidatos amanhã. Bom sábado a todos. E boa eleição para nós!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: