Romeu Zema participa da abertura da 30ª Feira Internacional de Pedras Preciosas, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (10/11), da abertura da 30ª Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), em Teófilo Otoni. A cidade, no Vale do Mucuri, é conhecida como capital mundial das pedras preciosas. Em 2019, as pedras representaram 99,4% da pauta geral de exportações de Teófilo Otoni.

A feira é organizada pela Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil (GEA) e tem como objetivo promover o comércio de pedras preciosas no seu principal centro brasileiro de beneficiamento e comercialização, promovendo também o turismo regional.

O governador ressaltou o apoio ao setor e reafirmou o compromisso da gestão em facilitar a vida de quem trabalha e gera empregos, por meio da desburocratização e redução de barreiras.

“Esse setor nunca recebeu a devida importância do Estado, muito pelo contrário. O Executivo no Brasil sempre criou regras que acabam dificultando a vida de qualquer empreendedor. As barreiras são muitas. Mas, naquilo que depender do Estado de Minas, temos reduzido as exigências, principalmente as descabidas, que recaem sobre o setor produtivo”, afirmou.

Durante a cerimônia de abertura da feira, o presidente da Associação dos Comerciantes e Exportadores de Joias e Gemas do Brasil, Leonardo Silva Souto, falou sobre a importância do apoio do Executivo estadual para o setor.

“Temos em números que para cada real investido neste setor devolvemos para o Estado, em impostos e renda, muito mais que outros setores. Mas precisou passar 30 anos para que um governador nos honrasse com essa visita. É a primeira vez que um governador de Minas Gerais vem na abertura do evento. E é muito oportuno que o senhor nos conheça exatamente neste momento de maiores dificuldades do nosso setor. Tenho certeza que com o apoio do governo de Minas e do governo federal, vamos mostrar com a nossa legalidade o que temos de melhor”, disse.

Também participaram da visita o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o deputado federal Fabinho Ramalho; os deputados estaduais Laura Serrano e Gustavo Santana; entre outras autoridades.

FIPP

A Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP) reúne expositores de todas qualidades de gemas produzidas no país – tanto brutas como lapidadas – e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras.

No período de sua realização, a FIPP atrai normalmente em torno de 20 mil visitantes. Neste ano, devido à pandemia da covid-19, estima-se até 500 pessoas em cada um dos cinco dias de evento, incluindo expositores e visitantes de dez estados brasileiros e de países como Argentina, EUA, Austrália, Japão, Tailândia e Ilhas Virgens.

Visita

Ainda em Teófilo Otoni, o governador visitou a propriedade de Lóide Weber, que cultiva mudas frutíferas e plantas ornamentais. A proprietária é beneficiária do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e possui uma produção de aproximadamente 8 mil mudas anuais de laranja, 3 mil de rosa do deserto, 3 mil de beijo africano, 1 mil de suculentas variadas, entre outras.

Os produtores locais contam com apoio da Emater-MG, que presta assistência técnica, organizacional e de legislação. Ao todo, são cerca de 100 produtores na região, com criações de mudas frutíferas, como goiaba, jabuticaba, e ornamentais, como suculentas.

Fotos: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: