Secretaria de Saúde desenvolve ações no Outubro Rosa

Esse ano, a Campanha Nacional Outubro Rosa com o tema “Um toque pela Vida” faz um chamamento não apenas para o autocuidado, mas também para o cuidado com o outro diante do câncer de mama. No Brasil, a doença é uma das principais causas de morte. Por outro lado, o tratamento precoce pode garantir até 97% de chances de cura, por isso a importância da mulher passar por consulta médica e fazer o autoexame periodicamente.

Em Frutal, no decorrer do mês estão sendo realizadas algumas ações de orientação, conscientização e prevenção à doença. No entanto, devido à pandemia da Covid-19 e para se evitar aglomeração, o tema tem sido abordado de forma mais simplificada. Uma das atividades adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde é falar sobre o assunto com os pacientes que aguardam na sala de espera por consulta nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Dentre os principais fatores de prevenção estão qualidade de vida, alimentação saudável, uma boa noite de sono, prática de atividades físicas e consultas de rotina com frequência. Outra forma de cuidado é a realização do exame de mamografia, que no município é oferecido no Centro de Atenção Especializada – CEAE (antigo Centro Viva Vida). Basta que a mulher compareça na UBS de seu bairro, passe pela consulta médica e com o pedido de exame em mãos, junto com a cópia do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço, procure a Secretaria de Saúde e faça o agendamento.

Pessoa com idade entre 50 e 69 anos deve fazer a mamografia de rastreamento. Nos outros casos, precisa haver indicação clínica por meio de consulta médica que vai determinar se há a necessidade de mamografia ou ultrassom das mamas. Lembrando que a prevenção é importante em qualquer idade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: