Livro mostra consistência do programa Jovem de Futuro como política educacional no Ensino Médio

O Instituto Unibanco anuncia o lançamento do livro Gestão na Educação em Larga Escala: Jovem de Futuro – de projeto piloto em escolas para uma política de rede pública , que traz informações sobre o histórico de aprimoramento do programa que permitiu sua atuação em larga escala como como política educacional consistente, há mais de dez anos, focada no aprendizado dos estudantes e na redução de desigualdades. Assinado pelo superintendente-executivo Ricardo Henriques, pela gerente de gestão do conhecimento Mirela de Carvalho e pela economista e especialista em pesquisas socioeducacionais Mariana Bittar, o livro também está disponível no site da Amazon.

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o programa oferece um modelo de gestão educacional em escala e em contextos heterogêneos, apresentando abrangência e sustentabilidade. Seus resultados advém da remodelagem da ação, em decorrência do aprendizado com a prática.

Segundo Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, “a partir de evidências, criamos um repertório bastante sólido para aperfeiçoar e gerar mais impacto com o programa ao longo do tempo, com ciclos de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e correção de rotas, que geram impactos no curto, médio e longo prazos”, explica.

O programa tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. “Temos um universo extremamente diverso e em larga escala, o que nos permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos”, completa Henriques. O programa já impactou diretamente as vidas de aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas em 11 redes estaduais de ensino.

Sobre o Jovem de Futuro
Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. É implantado em parceria com as secretarias estaduais de educação, por meio de acordos de cooperação, sem transferência de recursos financeiros. Lançado em 2007, o Jovem de Futuro já impactou aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas de 11 redes estaduais de ensino. Atualmente, o programa tem parceria com seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN). www.institutounibanco.org.br

Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: