Frutal tem 11,7 candidatos por vaga na Câmara Municipal

A concorrência por uma das 15 vagas da Câmara Municipal de Frutal nas eleições de 2020 é de 11,7 candidatos por uma cadeira. É o que demonstra os dados dos pedidos de registros de candidatura protocolados junto à Justiça Eleitoral dentro do prazo limite, que expirou em 26 de setembro.

O número é maior do que o registrado em 2016, quando Frutal teve 124 postulantes ao cargo de vereador. Uma das razões para essa mudança está na alteração da Lei Eleitoral que determinou o fim das chamadas Coligações Partidárias para a disputa do cargo de vereador. Assim, para tentar eleger seus representantes os partidos se viram forçados a lançar mais candidatos, uma vez que além de não poderem coligar, a equação para somatória de votos que define quem tem direito a uma vaga no Legislativo também foi alterada.

As mudanças impulsionaram um salto de 41% a mais no número de candidatos, sendo que a estimativa é que sejam necessários que cada partido obtenha pelo menos 1.300 votos para ter chance de entrar na divisão das cadeiras. O número vai depender da quantidade de eleitores que vão comparecer às urnas e dos votos válidos para a disputa.

Vale lembrar que a eleição termina em 15 de novembro para Frutal, já que não há segundo turno no município.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: