Paróquia de Nossa Senhora do Carmo comemora 150 anos

A paróquia de Nossa Senhora do Carmo comemora nesse dia 14 de setembro seus 150 anos de fundação. É um momento histórico para nossa cidade e para nossa história. O Padre Rogério Consentindo fez uma mensagem de celebração desse momento, que reproduzimos abaixo:

MENSAGEM PADRE ROGÉRIO PELOS 150 ANOS

Amados paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Frutal – alegrem-se, rejubilem! A partir de amanha, 14 de setembro de 2020, dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz seremos uma PARÓQUIA SESQUICENTENÁRIA.
150 anos de fé, de esperança, de evangelização, anunciando e fazendo o Reino de Deus acontecer! Privilégio único, podermos viver este dia, este momento histórico, esta data que será eternizada em nossas vidas!

Como sonhamos! Como nos preparamos! Como nos organizamos para celebrar esse grande dia. Mas uma pandemia nos tirou essa espera, esse momento, nos tirou o hoje, o agora! Mas não nos tirará o amanha e não matará nossos sonhos!
A partir de hoje não estaremos mais vivendo o “RUMO AO 150 ANOS!”

Por isso, OFICIALMENTE, a partir do dia 14 de setembro de 2020, passaremos a vivenciarmos o ANO JUBILAR PAROQUIAL.

Celebrar o Jubileu, deve ser para todos nós, momento de recordar e deixar passar pelo coração tudo aquilo que nesses 150 anos essa paróquia viveu, agradecendo a Deus e permitindo que o nome de Jesus fosse anunciado, testemunhado e o seu amor comunicado a todas as pessoas.

Nosso Senhor esta nos permitindo a continuarmos essa grande FESTA! Não mais preparando! Mas vivenciando plenamente o SESQUICENTENÁRIO DE CRIAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA!

O ano jubilar, torna solene a história, é um grito de alegria! Deve ser um tempo de graça, um ano para renovar as forças, retomar a caminhada e continuar nossa missão e meta que é evangelizar, confiando na providência divina.

Neste dia em que anunciamos o ANO JUBILAR PAROQUIAL, às vésperas do grande dia, o olhar de todos nós é, sem dúvida alguma, um olhar retrospectivo, cheio de gratidão, pelo que já vivemos! Agradecemos tantas vidas doadas, sacerdotes incansáveis no serviço, pessoas generosas, cristãos comprometidos. Somos gratos pelo crescimento, pelas crises, derrotas e vitórias ano a ano semeadas aqui nesta comunidade de fé. Ao passado nosso muito obrigado. Ele segue conosco como memória, como saudade, recordação e presença. Afinal, são 150 anos de uma comunidade paroquial, de uma história, de uma Igreja-Comunidade-de-Fé que começou a ser construída em meados de 1834 por homens e mulheres de fé, e que hoje pulsa jubilosa nesta cidade de Frutal.

Não queremos olhar apenas no retrovisor da nossa história e viver de saudosismos dos heróis da fé desta comunidade paroquial. O SESQUICENTENÁRIO é uma provocação para assumirmos a nossa missão profética nesta comunidade paroquial em que vivemos. Justamente porque o passado caminha conosco como herança e memória, não podemos viver nele, no passado. Deus não é Deus do passado, mas do presente. A partir desta presença do passado, olhamos o hoje, o presente, com fé. A gratidão chama à fé. É preciso fé na vida para levarmos nosso dia a dia, com o peso próprio de cada dia, sem desanimar, com ânimo, com coragem, com alegria. Vamos juntos, neste Ano Jubilar Paroquial, como Igreja, dar testemunho que a fé é o motor de toda e qualquer reconstrução.

E assim olhamos o futuro. Sim, o futuro que já começou. Olhamos para ele, e o futuro olha para cada um de nós. Hoje, em gratidão ao passado, vamos construir o futuro!

Que nossa Paróquia continue propagando o Evangelho através da Missão e Evangelização, e que Nossa Senhora do Carmo, nossa Padroeira e Intercessora, nos acompanhe ao longo desse ANO JUBILAR PAROQUIAL com a doçura do seu olhar. Nossa missão é dar um exemplo de vida cristã às gerações futuras e fazer memória aos que nos antecederam.

Parabéns paroquianos e paroquianas, esta festa, este ANO JUBILAR é um presente de Deus para vocês!

Viva nossa história! Viva nossa paróquia!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: