Noticias

Câmara bombardeia o Executivo: na pauta estão as contas do Frei Gabriel e os ônibus de universitários

O vereador Dr. Lúcio quer que a prefeitura encaminhe a prestação de contas do hospital Frei Gabriel para que seja analisada por ele e pela Câmara. O requerimento foi apresentado ontem na sessão do Legislativo e, conforme o próprio vereador, a intenção é de que as contas sejam mais transparentes para a população.

==

Dr. Lúcio está fazendo uso de uma de suas atribuições de vereador, que é fiscalizar o Executivo. Assino embaixo o pedido de Dr. Lúcio. Nada melhor do que nossos representantes verem a prestação de contas do hospital, haja visto que até mesmo uma CEI já investigou os gastos do hospital no passado. Meu total apoio ao Dr. Lúcio e quero que, assim que a prefeitura cumprir o que manda a Lei Orgânica e responder ao vereador, espero que ele possa nos dar notícias de como andam essas contas. Se estiver tudo certo, parabéns para o Executivo. Se não estiver, que pese os rigores da lei.

==

Em nota encaminhada à imprensa pela Secretaria de Comunicação e Relações Públicas do Executivo, percebi uma verdadeira “saída pela tangente” na posição oficial da prefeitura. Vejam só o que diz a nota:

A administração do prefeito Mauri Alves é transparente em todos os seus atos. Já foram feitas, inclusive, duas audiências públicas de prestação de contas. As reuniões, realizadas a cada quatro meses, são abertas e podem ser acompanhadas por todos, inclusive pelos vereadores. Essas informações também ficam a disposição da comunidade no mural oficial do município, no saguão da prefeitura e no portal da transparência, no site do governo (www.frutal.mg.gov.br). – Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Públicas

==

Maravilhosa a nota, exceto pelo fato de que as Audiências Públicas são realizadas por força da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e não são um “bônus” para a sociedade. Além disso, manter os gastos no Portal Transparência, é pura obrigação do Executivo por força de lei federal. Agora, a nota não diz se a prefeitura vai ou não atender ao requerimento do vereador e cumprir a Lei Orgânica. Sinceramente, uma nota vazia de significado, que não diz nada a respeito do pedido do vereador.

==

Outra cobrança justíssima ocorrida na segunda foi a do vereador Romero Menezes em relação ao ônibus de transporte de universitários para Rio Preto e Barretos. Romero destacou que os ônibus estão em péssimo estado de conservação e os alunos estão querendo que isso mude.

==

Como padrasto de uma jovem de 19 anos que vai todo dia para Rio Preto, assino embaixo a cobrança de Romero Menezes. Todos os dias é uma espera longa pela chegada da minha filha e, mais que isso, todo dia esperamos que o ônibus não quebre no meio do caminho. Aliás… semana passada um dos ônibus foi até apreendido na rodovia por estar com o tacógrafo quebrado, sem extintor e sem cinto de segurança.

==

Para nós que somos pais, a apreensão é constante. Já perdi as contas das vezes que a minha enteada chegou tarde da madrugada por conta dos ônibus que estragam. Sinceramente, o vereador Romero Menezes tem meu total apoio nessa causa também.

==

E sei bem como é a vida de quem estuda em Rio Preto. Eu mesmo passei quatro anos indo toda noite para lá para fazer meu curso de Jornalismo. E na época os ônibus eram da empresa Manaaim, conservados e quase nunca apresentavam defeitos. Ou seja, além de uma viagem cansativa, hoje os universitários sofrem com o medo de ficar no meio da rodovia por falha mecânica.

==

Em entrevista ao vivo na rádio hoje, o prefeito afirmou que já resolveu o problema. Ele esteve reunido com o vereador e com universitários e garantiu que as falhas mecânicas seriam sanadas. Mas ainda acho que algo mais deveria ser feito. Se quiser tirar a prova, basta dar uma chegada lá na Praça da Matriz às 17h30m que vocês verão como é!

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: