Noticias

Biblioteca Municipal: muito boa, mas precisa de fôlego novo!

Estive visitando a Biblioteca Municipal hoje e constatei três situações interessantes: a primeira é que há muita obra interessante lá, apesar do acervo pequeno; a segunda é que é preciso, justamente, renovar e melhorar o acervo da nossa biblioteca municipal, deixando-a mais atrativa para os frutalenses; e a terceira é que a biblioteca infantil está bem completa para as crianças.

==

Sabemos que infelizmente o orçamento para cultura em Frutal é baixíssimo. Mas acredito que dar uma revigorada na Biblioteca seria um investimento importante, especialmente ampliando o espaço para capacidade de livros e trazendo títulos mais recentes do interesse da população.

==

Apesar de haver títulos muito bons, como A Divina Comédia (Dante Alighieri) ou Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas), talvez fosse interessante dar uma renovada no acervo, com obras mais recentes lançadas nos últimos anos. Muita gente infelizmente não tem condição de comprar livros novos para ler, e nem todo mundo gosta de ficar lendo em tela de computador ou tablet. Fica aí a dica para a administração municipal.

==

E se a alegação for a de que a frequência àquele espaço é baixa, fica aí mais uma dica: além de renovar o acervo, vamos dar condições para os bibliotecários elaborarem eventos que atraiam a galera para aquele espaço. Pequenos eventos ao longo da semana ou mesmo aos sábados e domingos, concursos culturais, enfim, dar oportunidade e condições financeiras para movimentar aquele importante espaço da nossa comunidade!

==

Outra dica para a administração é dar uma olhada naquela pequena réplica do Coreto da cidade instalada no Parque dos Lagos. A estrutura está torta e corre o risco de cair sobre alguém que se aventure a subir por ali. Já que o Parque dos Lagos é tombado pelo Patrimônio Histórico do município, a conservação de tudo que está nele passa a ser uma obrigação. Melhor prevenir do que remediar – e pagar indenizações, se algo acontecer a alguém – não é?

==

São pequenos detalhes mas que demonstram o quão é importante estarmos atentos a todos os setores da nossa cidade.

==

Ressalto aqui que, apesar do orçamento pequeno da cultura, a secretária Edimar tem feito um bom trabalho. Luau, exposição, revitalização do museu, entre tantos outros eventos, têm agradado a população. Mas se há um investimento que acredito que nunca vai ser desperdiçado é justamente nas manifestações artísticas e em livros.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: