O Perdão é Verdadeiramente Possível em Relacionamentos

Você realmente amará outra pessoa, em algum momento, inevitavelmente enfrentará a necessidade de perdoar. Existem dois campos no tópico do perdão que as seguintes citações capturam bem:

“O perdão nem sempre é fácil. Às vezes, parece mais doloroso do que a ferida que sofremos, perdoar aquele que a infligiu. E, no entanto, não há paz sem perdão. ” Marianne Williamson

“Perdoe seus inimigos, mas nunca esqueça seus nomes.” ~ John F. Kennedy

Estudiosos, profissionais de saúde mental, religiões e líderes mundiais sustentam o perdão como uma meta fundamental que devemos abraçar em nossos relacionamentos, se quisermos criar uma sociedade em que tenhamos orgulho de criar nossos filhos. E, no entanto, o perdão é difícil! Não importa o quanto você concorde que seja “a coisa certa”, todos nós lutamos com isso.

O perdão é uma jornada privada (muitas vezes solitária).

Ninguém pode fazer você perdoar outra pessoa. É uma decisão que você sozinho toma em sua mente e coração. Portanto, ninguém pode realmente conhecer as lutas que você enfrenta ao atingir esse auge. Você é mais parecido com Marianne Williamson acreditando que a paz interior é impossível sem perdão? Ou mais, como JFK acreditando que, embora seja bom, você nunca deve esquecer? Ambos os caminhos são desafiadores.

Há casos de mulheres que cansadas de serem traídas, resolvem desistir dos seus relacionamentos para algo mais descomplicado, sendo bdsm de homens mais velhos e maduros, que não dão dores de cabeça.

Quando alguém nos prejudica, insulta ou fere, ficamos com um profundo sentimento de mágoa e saudade. A dor de uma indiscrição (seja a infidelidade, a mentira, o abandono ou a simples velha mágoa) tem uma maneira de se estabelecer em nossos corações. Nós pensamos sobre isso. Imagino porquê. Ficamos obcecados com a perda, o que isso significa e por que alguém jamais pensaria tão pouco de nós para nos machucar dessa maneira.

Esther Perel fala sobre a dor da infidelidade em seu Ted Talk de 2015 sobre traição. Nela, ela levanta a questão de que trair em nosso mundo moderno nos afeta de maneira diferente do que há 40 anos. A ferida da traição assume um sabor quase existencial quando você pensa na pessoa que a feriu como seu parceiro, amante, confidente, parceiro financeiro E o melhor amigo. Lamentamos profundamente uma traição desse tipo em muitos níveis, por um período muito longo.

E o mal foi causado a nós, então por que o fardo de “superar isso” está sobre nossos ombros?

A pesquisa nos diz que a melhor razão para perdoar é para que a maldade da ferida não se estabeleça dentro de nós. Quando abrigamos ressentimento, ele vive em nossos corpos e causa efeitos adversos em nossa saúde e, eventualmente, diminui nossa vida útil. A lista de benefícios que você pode obter com a prática do perdão inclui ansiedade reduzida, menos depressão, menos distúrbios psiquiátricos importantes e melhor saúde física.

Mas, apesar dos benefícios curativos do perdão para todos os envolvidos, ainda há outra pergunta honesta a ser feita …

Andrea Miller, CEO e fundadora do YourTango, reuniu-se com vários especialistas, incluindo autores e fundadores da IMAGO Harville Hendrix e sua esposa, Helen LaKelly Hunt, terapeuta de casamentos e famílias Christine Wilke, conselheira e terapeuta Cindy Cartee e conselheira e terapeuta Cheryl Gerson para fale sobre o que é preciso para perdoar e abordar a questão na mente de todos:

O verdadeiro perdão é realmente possível?

Assista ao vídeo acima para ouvir suas ideias poderosas. Os especialistas entendem o quanto amamos a noção de perdoar nosso ex (e qualquer outra pessoa que nos machucou), mas poucos de nós perdoam com facilidade. Então, o que é preciso para chegar lá?

Os especialistas enfrentam esse problema de frente e nos deixaram com a crença de que não apenas é importante, mas é factível.

Se você está com um pouco de ressentimento no coração, é hora de deixar para lá. Seu corpo e seus relacionamentos futuros (crianças incluídas) agradecerão por isso.

Queremos ouvir sua história. Compartilhe seu trabalho, pensamentos e escritos e teremos certeza de que chegará ao mundo! Envie agora

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: