Noticias

Ruralistas rumam à ALMG e Concurso INSS

Uma força-tarefa formada por lideranças rurais e técnicos do segmento chega a Belo Horizonte nesta terça-feira (20) para pressionar os deputados estaduais a aprovarem o Código Florestal mineiro (Projeto de Lei 276) nos mesmos moldes da lei federal que trata do tema e vigora desde o ano passado. Entre 500 e 600 produtores devem acompanhar a Audiência Pública que será realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no teatro da Casa.

==

O Projeto de Lei 276, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado, já foi à pauta do plenário várias vezes desde que entrou em tramitação, em 2011. Em entrevista ao Jornal da Manhã, de Uberaba, o relator do PL na Comissão de orçamento da ALMG, deputado Zé Maia (PSDB), admitiu que existe um “vácuo jurídico” decorrente da situação, e estima que até setembro a matéria seja votada. “É difícil colocar um prazo porque a Casa é plural, mas precisa desenguiçar o Estado, destravar, porque os prejuízos estão para todo lado”, avalia.

==

Foi publicado esta semana, no Diário Oficial da União, o edital para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a seleção de 300 vagas para os cargos de Analista do Seguro Social. As vagas são destinadas aos candidatos com nível superior.

==

Segundo a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), responsável pela banca examinadora, as vagas foram disponibilizadas em todo o país. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 13 de outubro em 98 cidades, conforme publicados no edital. Uberaba é uma das cidades autorizadas a realizar as provas.

==

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de setembro pelo site da Funrio, ou nos postos distribuídos nos estados. A inscrição custará ao candidato R$ 62,21, mas para quem for cadastrado do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) poderá solicitar a isenção da taxa durante o mesmo período da inscrição

==

As vagas serão distribuídas entre as seguintes formações: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Fisioterapia e Letras (Língua Portuguesa). Os aprovados serão regidos pelo regime estatutário dos servidores da União, previsto pela lei 8.112/1990. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com salários de R$ 7.147,12.

==

O INSS ressalta que as vagas serão distribuídas de acordo com as cinco superintendências regionais no país e os aprovados lotados nas gerências do instituto. Vale ressaltar que a seleção será feita através de uma prova objetiva com questões sobre conhecimentos gerais e específicos de cada área. Entre as disciplinas gerais estão questões de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, de Administração, de Direito Administrativo, de Direito Constitucional e de Direito Previdenciário, com algumas variações para os candidatos que concorrerão às vagas destinadas aos graduados em Administração, Direito, Tecnologia da Informação e Letras. O edital completo pode ser acessado pelo site www.funrio. org.br.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: