Região de Frutal salta de 2 mil para 112 mil empregos industriais, segundo dados do IPEA

A evolução industrial de Frutal foi atestada em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em estudo divulgado recentemente sobre o desenvolvimento regional no Brasil. Considerando o período de 1995 até 2015, o município, considerado referência na microrregião, teve um salto de 2.402 empregos na indústria (em 1995) para 112.290 (em 2015).

Os números levam em consideração o que o IPEA classifica de Aglomeração Industrial Relevante (AIR), que compreende regiões do país onde se registram mais de 10 mil empregos industriais. Isso demonstra o salto na oferta de empregos para Frutal e região, somado em grande parte com a instalação das Usinas de cana, cervejaria, entre outros grandes empreendimentos industriais instalados pela região.

Pelos dados do IPEA (veja mapa abaixo), a AIR de Frutal desenvolveu-se quatro vezes mais do que o restante do Brasil:

Vale destacar que Frutal é o único município em toda região do Triângulo a conseguir um salto dessa magnitude, deixando para trás grandes polos cmo Uberaba e Uberlândia.

Para quem vive na cidade – assim como eu, há 30 anos – não há dúvidas de que realmente houve um impacto positivo na geração de emprego e renda para a nossa população. Hoje, certamente algum amigo ou familiar está trabalhando com atividades ligadas diretamente à indústria, o que demonstra que realmente houve um salto nas oportunidades em nosso município e em toda região.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: