CREAS de Frutal oferece atendimento especializado e humanizado

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS exerce um importante papel na vida do indivíduo ou famílias frutalenses em situação de risco pessoal e social devido à violação de direitos. Para oferecer um atendimento ainda mais qualificado e num ambiente mais acolhedor, recentemente o município inaugurou a sede própria do órgão, localizada na Rua Prefeito João Carlos Ribeiro, nº 650, ao lado do antigo Centro Viva Vida, bairro Jardim das Laranjeiras.

A coordenadora Camilla Ferreira da Silva informa que o CREAS oferece serviços especializados em caráter continuado para famílias que tiveram direitos violados como violência física, psicológica e sexual (abuso e exploração), negligência, abandono, situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização de vínculos e afastamento do vínculo familiar. “Dentre os grupos mais vulneráveis estão crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres”, lembra. 

Para garantir um atendimento qualificado, o CREAS em Frutal conta com uma equipe multidisciplinar especializada, com conhecimento e viabilidades técnicas para cada atendimento especifico composto por coordenadora, psicóloga, assistentes sociais, advogada, auxiliar administrativa, condutora de veículo e uma educadora social responsável pelas abordagens sociais.

Em relação ao novo espaço físico, segundo Camilla, trata-se de um prédio que proporciona os profissionais desenvolver uma acolhida e escuta qualificadas com os usuários, já que possui instalações adequadas para atendimento familiar, individual e em grupo em condições de sigilo e privacidade. “Além disso, o novo prédio possui acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e gestantes”, destaca.

A coordenadora esclarece que quando os atendimentos ultrapassam a competência do CREAS, as famílias são encaminhadas para terem acesso a programas, benefícios, serviços ou demais políticas públicas da rede sócio assistencial, e se necessário for, são direcionadas aos órgãos de defesa. “Em Frutal, em média, o município faz o acompanhamento de 200 pessoas mensalmente”, informa.

 Durante a pandemia, o CREAS está atendendo em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Camilla Ferreira orienta a população para que antes de ir ao órgão entre em contato pelo telefone (34) 3423-8056 para fazer alguma denúncia relacionada a algum tipo de violação de direito individual ou familiar. Ainda segundo a coordenadora, devido ao Decreto Municipal Nº 11.434 de 25 de junho, as visitas domiciliares estão suspensas. “Caso realmente seja necessário a pessoa ir ao CREAS, orientamos que ela compareça de máscara. Estamos à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida”, afirma.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: