Promoção Humana esclarece sobre atendimento à população de rua no período da pandemia

Neste período de pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Promoção Humana intensificou as ações de humanização da vida dos moradores de rua. Uma das propostas é que eles façam as refeições de forma mais digna, resguardando todos os direitos constitucionais.  Devido à resistência dos andarilhos a estas mudanças, é fundamental que toda a comunidade se engaje nas ações da SPH. Um passo importante é evitar a entrega de marmitex e/ou lanches para estes moradores de rua, já que eles terão tanto a alimentação como um local adequado para fazer as suas refeições.

 A secretária Suely Faria esclarece que desde o início da pandemia, instituições como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS-AD, voltado às pessoas que sofrem dependência química, e o CREAS, que atua no acolhimento das pessoas de rua, têm atuado de forma incessante na abordagem de moradores em situação de vulnerabilidade, encaminhando-os para um tratamento humanitário. “Não é que a Promoção Humana proíbe a distribuição de marmitex a estas pessoas, nós queremos que elas sejam retiradas de um ambiente insalubre e sejam tratadas com dignidade”, ressalta.

Ao reforçar o pedido da Promoção Humana, a coordenadora do CREAS, Camilla Ferreira da Silva, afirma que diariamente a equipe técnica comparece na Praça, orienta os moradores a aceitarem o atendimento especializado oferecido pelo Centro e pelo CAPS-AD. Segundo ela, o Albergue localizado no bairro Novo Horizonte, que antes funcionava das 18h às 6h, teve o horário ampliado na pandemia e passou a atender em sistema de plantão 24h. Além disso, aqueles que desejam retornar aos seus municípios, a Prefeitura de Frutal oferta o passe. “Ao oferecer comida ou esmola, a população vai na contramão do serviço social. As pessoas podem nos ajudar comunicando a situação ao CREAS e ao CAPS-AD que faremos as abordagens sociais”, enfatiza.

A coordenadora do CAPS-AD “Luiz Paulino Junior”, Alzimara Belo, ao reconhecer que o frutalense é solidário por natureza, pede para que as pessoas reflitam sobre se desejariam que um ente querido permanecesse em um ambiente insalubre, sujeito às doenças, dependendo de um prato de comida ou preferem que ele seja acolhido num local apropriado com equipe para assisti-lo em suas necessidades básicas como o Albergue e o CAPS-AD.  “Se você realmente quer ajudar essas pessoas, nos procure porque fazemos as abordagens diariamente e as encaminhamos para os locais apropriados oferecendo a elas um tratamento digno e humano de que elas tanto precisam”, afirma.

O CREAS funciona na Rua Prefeito João Carlos Ribeiro, 650, bairro Jardim das Laranjeiras. O telefone é o 3423-8056. Já o CAPS-AD está localizado na Rua Itapagipe, nº 235, bairro Nossa Senhora Aparecida. O telefone para contato é o 3423-9178. Já o telefone da Secretaria de Promoção Humana é o 3423-2636.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: