ITAPAGIPE: BALANÇO DOS TESTES RÁPIDOS EM SERVIDORES DA PREFEITURA

A Secretaria de saúde divulgou na tarde desta sexta-feira (26/06) o balanço dos testes rápidos feitos em massa nos servidores municipais que trabalham na prefeitura e que em algum momento tiveram contato com a prefeita Benice Maia que testou positivo em teste rápido realizado ontem. Ela fez contraprova e aguarda resultado do exame rt-PCR que deve sair no início da semana.

Foram testadas 78 pessoas, entre servidores e familiares (conforme indicação médica). Destes, 61 testaram negativo e 04 testaram positivo. Em 13 testes o exame deu resultado indeterminado. Os casos suspeitos foram colocados em monitoramento domiciliar.

CONTRAPROVAS SERÃO REALIZADAS
Para chegar ao desfecho da investigação epidemiológica, novos exames complementares serão realizados.

O teste rápido tem alta taxa de confiabilidade, porem existe probabilidade de testar falso positivo ou falso negativo, conforme os estudos científicos apontam. É recomendado apenas para monitoramento da pandemia.

Já o RT-PCR, de acordo com informações da Saúde, utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. É o exame considerado “padrão-ouro” para diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da COVID-19.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: