Promoção Humana auxilia famílias no recebimento do Auxílio Emergencial

Completados dois meses do início da parceria entre a Secretaria de Promoção Humana e Caixa Econômica Federal na assistência às pessoas que têm direito a receber o Auxílio Emergencial do Governo Federal, o resultado tem sido bastante satisfatório. A avaliação é da coordenadora do Cadastramento Único, Vânia Couto.

Segundo Vânia, em Frutal, o pagamento do benefício tem sido feito às famílias já inscritas em programas sociais como Bolsa Família e Cad-Único, microempreendedor, trabalhadores  autônomos com renda informal e contribuinte individual. “O pagamento do Auxílio para quem recebe o Bolsa família já cai automático na data do recebimento do beneficio de acordo com o final do cartão”, informa.

         A coordenadora explica que a Secretaria foi procurada pela gerência da Caixa devido à enorme quantidade de pessoas que se aglomeravam diariamente em frente à agência com dúvidas sobre como gerar o Código no aplicativo Caixa Tem e como fazer para receber as parcelas do Auxílio no valor entre 600 e 1800 reais e de 1.200 reais para mãe de família. Para orientar o beneficiário, a Promoção disponibilizou 10 servidoras que das 8h às 15h fazem a abordagem na fila e auxiliam no que é necessário. “Aqueles que não conseguem gerar o Código nós orientamos a tirar o xérox do RG e CPF e retornar à fila para finalizar o atendimento”, explica.

         De acordo com Vânia Couto, no dia 20 de maio teve início o pagamento da segunda parcela do benefício para as pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Aquelas que não conseguem utilizar o aplicativo Caixa Tem para quitar os talões de água e luz pelo sistema digital, a Promoção Humana também disponibilizou uma equipe que auxiliam e orientam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no projeto CASI, localizado na Praça Antenor Silva, 36 (Centro). “Com o celular em mão é gerado o Código e a pessoa vai ao Caixa eletrônico receber o pagamento, é mais prático e rápido”, lembra.

         Vânia Couto informa que está disponível nas redes sociais e na CEF o calendário de pagamento da segunda parcela. Segundo ela, é fundamental que a pessoa esteja atenta ao dia correto do seu pagamento para evitar ir desnecessariamente para frente da agência.  Mais informações sobre o pagamento do Auxílio Emergencial, basta ligar no telefone 3423-2636, na Secretaria de Promoção Humana, setor Bolsa Família, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Na opinião do Gerente Geral de Rede da CEF, Jardel Vinício Ramos, a parceria com a Promoção Humana tem ajudado bastante na orientação aos beneficiários do Auxílio Emergencial quanto ao uso dos meios digitais, dando mais autonomia ao cidadão tornando o processo mais seguro evitando filas e aglomerações. “Este trabalho tem sido muito eficaz na orientação e muito tem contribuído pela redução de filas e propiciando a inclusão digital das pessoas”, reconhece.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: