Carreta? Avião? Apocalipse? E o som da madrugada?

Frutal anda um local interessante para fenômenos astronômicos. Depois das luzes (satélites) passeando no céu, a madrugada de hoje registrou um som ouvido por diversos bairros, isso por volta de umas 2 e pouco. Relatos dizem que parecia uma carreta muito rápida, descendo por alguma avenida. Saber exatamente as causas? Não tem como. Mas, o fato é: sons no céu tem sido ouvidos em diversas partes do mundo há muito tempo, mas com vários relatos de uns 60 dias para cá.

As explicações propostas para os sons naturais que carecem de uma fonte evidente são variadas. Não existe uma explicação única para os diferentes fenômenos de ruídos atmosféricos, mas sim uma multiplicidade de causas possíveis. No entanto, é de realçar que não são fenômenos extraordinários, uma vez que estes eventos foram relatados desde o início do século XIX e existe uma variedade de obras científicas que se propuseram em estudar as diferentes explicações possíveis.

O verdadeiro problema é vincular o som à fonte, pois isso pode ser um desafio por uma variedade de razões. Por exemplo, em condições apropriadas de vento e perfis térmicos da atmosfera, as ondas sonoras de baixa frequência podem se propagar para distâncias significativamente além do alcance visível da fonte, tornando muito difícil encontrar a origem da mesma.

Assim, o som pode ser se meteoritos atravessando a atmosfera, pode ser se um trovão longe cujas ondas de baixa frequência propagaram por uma distância além da esperada ou visualizada, pode ser até de choques de ondas de ar frio e quente. Pelo menos, até então, ainda não é o sinal do apocalipse. Bom, assim todos na esperamos!

%d blogueiros gostam disto: