Conta de energia mais cara? Acho que foi a de todo mundo!

A conta de energia de um mês para o outro assustou muita gente (inclusive eu). Segue abaixo uma informação enviada pela CEMIG a respeito disso e dicas para conferir consumo e economizar:

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina da grande maioria da população mundial. Devido ao isolamento social, as pessoas têm ficado mais em casa e essa situação pode aumentar a frequência da utilização de equipamentos elétricos e consequentemente, o consumo de energia. A Cemig registrou aumento médio de 0,6% no consumo de energia dos clientes residenciais da sua área de concessão.

Diante disso, a Cemig orienta os seus clientes sobre o uso eficiente de energia para evitar surpresas na conta de luz. Abaixo, a empresa responde às principais dúvidas que os clientes têm levantado:

1) Houve reajuste tarifário na área de concessão da Cemig em 2020?

Não houve até o mês de abril, qualquer tipo de reajuste na tarifa de energia da Cemig.

2) As contas da Cemig estão sendo faturadas pela média na maioria dos casos?

Não. As leituras estão sendo feitas normalmente e somente são emitidas, pela média dos últimos 12 meses, as contas dos clientes que não permitem a entrada do leiturista da Cemig para acessar o padrão de energia, o que não atinge 2% do volume de clientes.

3) É possível o próprio cliente informar à Cemig a leitura do seu medidor?

Sim, é possível e até recomendável, caso o leiturista não possa acessar o padrão de energia. Para isso, o cliente deve proceder deste modo:

A) Nos medidores mais antigos, com quatro ou cinco “reloginhos”, é só o cliente copiar em uma folha de papel a posição dos ponteiros, e informar o número registrado. Importante: quando algum desses ponteiros estiver entre dois números, considerar sempre o de menor valor.

B) Já nos medidores com números, seja analógico ou digital, é só o cliente copiá-los na ordem em que aparecem.

De posse do número, a leitura pode ser informada por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizada no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram (@cemigbot direto no app) e Whatsapp (31 3506-1116, disponível para informar leitura e segunda via de contas)

4) Como posso acompanhar o meu consumo mensal?

Os clientes devem conferir, na fatura recebida, o histórico de consumo e o período de apuração da leitura. Quando for avaliar a variação de consumo, o cliente deve, inclusive, comparar a leitura atual no medidor do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura: a diferença entre os números indica o quanto já foi consumido de energia em kWh desde que o leiturista passou pelo imóvel.

Mas atenção: o ciclo de leitura pode variar de um mês para o outro de 27 a 33 dias. Ou seja, o dia de visita do leiturista pode variar conforme indicado na conta de luz, o que pode aumentar ou diminuir um pouco o número de dias de faturamento e total do consumo apurado no período.

Evite o susto com a fatura: O que fazer se a conta chegar mais alta do que o costume

É importante observar a variação no consumo e analisar se é compatível com os novos hábitos dos usuários no período.Se ainda restar dúvidas, é importante procurar diretamente a Cemig para esclarecer as duvidas, através dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia e citados acima.

Reforçamos a importância da utilização da energia de forma racional para que não haja aumento excessivo de consumo, ultrapassando o valor esperado dessa despesa para o cliente e também para preservar o meio ambiente. Por isso, é muito importante que as pessoas utilizem a energia de forma racional, aconselha o engenheiro de Eficiência Energética Thiago Batista, da Cemig.

Segundo Thiago Batista, o chuveiro merece uma atenção especial da população. “A recomendação para economizar energia com o chuveiro é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e faz uma grande diferença na conta de energia”, explica o engenheiro da Cemig.

Já a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês” reforça.

Como muitas empresas estão adotando o sistema de home office para preservar seus trabalhadores, as famílias precisam ficar atentas ao consumo de computadores e periféricos. Ao se ausentar por curto período de tempo, o monitor deve ser desligado. Outros componentes, como impressoras e caixas de som também devem ficar desligados, quando o computador não estiver sendo utilizado.

Aparelhos ligados em stand by também consomem energia, por isso, sempre que possível tire os equipamentos da tomada. Ao deixar um ambiente, desligue a luz e abra bem janelas e cortinas para deixar a luz natural entrar.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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