Política

Comitê de profissionais da saúde orienta permanência de restrições em Frutal. Feira deve voltar aos sábados

Em entrevista na manhã de hoje a Rádio 97FM a prefeita Ciça afirmou que ainda não há previsão de flexibilização do comércio de Frutal. Isso porque o comitê técnico, que é composto por médicos, representantes da Saúde, Vigilância Sanitária, Frei Gabriel, Hospital São José, entre outros, orientou que Frutal ainda não está preparado no que diz respeito a capacidade de atendimentos médicos para um possível quadro de aumento de Covid-19. A ata da reunião foi entregue à prefeita na manhã de hoje que, a partir dessa orientação, afirmou que pretende manter por mais alguns dias as restrições de funcionamento da maneira como estão.

Nem mesmo a proposta para flexibilizar atendimentos em barbeiros, salões de estética, entre outros, deve ser acatada. De acordo com Ciça, a orientação do Poder Judiciário foi de que qualquer abertura no comércio deve ser fundamentada de maneira técnica e, como os especialistas em saúde sugerem para que isso não seja feito ainda, ela deve seguir o que o comitê técnico sugeriu.

Ciça ainda afirmou estar preocupada com as questões financeiras da população, mas que vê também a necessidade de se ter uma garantia de saúde para o município antes de qualquer decisão. Mesmo porque, caso contrarie a opinião dos médicos e profissionais da área de saúde e sanitária, poderá, responder processos por improbidade administrativa.

A prefeita também lamentou usos políticos da situação da pandemia. A única mudança anunciada é o retorno da Feira Livre, que deverá ser aos sábados à tarde e com apoio da fiscalização e da Polícia Militar para evitar aglomerações de pessoas, e ainda garantir o espaço indicado entre os feirantes para evitar problemas de transmissão da Covid-19.

Correção: havia citado a participação da Unimed no comitê, no entanto, a empresa não participa do Comitê. Havia um profissional da saúde que representa o hospital São José e faz parte da empresa de plano de saúde, mas, na ocasião, ele não assinou a ata pela Unimed.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: