PROCON ORIENTA SOBRE PREÇOS ABUSIVOS EM ÉPOCA DE PANDEMIA DO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

A Coordenadoria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor do Município de Frutal/MG (PROCON FRUTAL/MG), no uso de suas atribuições legais, orienta e recomenda aos comerciantes e consumidores da cidade de Frutal/MG, sobre os PREÇOS ABUSIVOS DE PRODUTOS ESSENCIAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA COVID-19 (CORONAVÍRUS).

De acordo com o coordenador do PROCON FRUTAL, Alexandre Braz, na semana passada, após o PROCON receber algumas denúncias por telefone sobre o aumento dos preços em relação a produtos como: álcool em gel, máscaras, luvas e produtos correlatos para o combate do vírus. Foi encaminhado pelo PROCON, notificações aos estabelecimentos comerciais denunciados, que terão o prazo para justificar os preços, após a apresentação da defesa por parte dos denunciados, caso ficar constatado o preço de venda abusivo, será articulado representação ou mesmo notícia crime, junto a órgão do Ministério Público de Minas Gerais.

Ressaltamos que o fornecer não pode elevar o preço por conta da escassez ou da alta procura, isso é vedado pelo artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor. “É considerada uma prática abusiva”, acrescenta o coordenador.

É importante também que o consumidor não apenas mostre a indignação pelas redes sociais, é necessário que oficialize a denúncia ao PROCON, através do e-mail: proconfrutal@hotmail.com ou pelo telefone (34) 34232699 (12h às 17h), anexando fotos dos preços, notas fiscais, cupom fiscal, toda documentação necessária para fundamentação da denúncia.

Anexo 01

Anexo 02

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: