Exames, Fake News e a responsabilidade de cada frutalense

Noticiei agora pouco que o resultado de um engenheiro da Cervejaria Imperial foi negativo para CoVid-19. Exame feito em São Paulo pelo plano de saúde dele. Por um lado, ficamos felizes. Por outro, isso não significa que podemos baixar a guarda e achar que não temos o vírus em Frutal. Por isso as regras de isolamento social (que devem ser arrochadas na segunda dada a insistência da população de ignorar as orientações da Saúde) estão sendo impostas.

Então, antes de mais nada, vou reforçar: fiquem em casa. Não precisa esperar um exame positivo ou uma morte para saber da existência do Corona em Frutal. Em Monte Carmelo, na nossa região, houve a primeira morte suspeita da doença. E, pasmem! Monte Carmelo sequer estava na lista oficial da Secretaria de Estado da Saúde. Percebem a gravidade da coisa? Então, pelo amor de Deus… sigam as orientações. Ou isso ou começaremos a ter prisões na semana que vem. E os presos vão lá para Sacramento, já que o presídio de Frutal está interditado.

Agora, voltando a falar do exame médico. A cidade ficou desorientada na terça e quarta passadas em virtude da possibilidade da doença no funcionário da cervejaria. Boato esse que, ao que parece, iniciou-se quando uma pessoa contou para outra que viu ele no hospital. E a partir daí virou uma celeuma, inclusive, com imagens falsas de um comunicado falso da cervejaria.

E àquela altura eu e os colegas de imprensa éramos colocados contra a parede por “esconder” a verdade. Porém, a verdade prevalece. Uma pessoa ter os sintomas compatíveis não é diagnóstico da doença (como foi o caso). E seria irresponsabilidade minha ou de qualquer um de nós da imprensa atestar que o caso era positivo. Então, a Fake News que “colou”, agora, cai mais uma vez pelo trabalho sério de imprensa.

E os demais exames? Já expliquei mais cedo que provavelmente nunca retornarão com resultado. Minas Gerais já decretou ser estado de transmissão comunitária e, assim, as notificações são feitas mas os exames passam a ser apenas para casos extremamente graves. Os demais, são tratados como suspeitos e, se curarem, fica por isso mesmo. Sem exame, sem choro, nem vela.

Por isso, repito: não esperem um exame positivo para fazer a sua parte. Ainda temos longas semanas de luta pela frente. E se não fizermos a nossa parte, vamos perder essa batalha.

Lave as mãos com água e sabão, use álcool em gel, fique em casa, se isole socialmente por uns tempos, não superlote supermercados, não vá para ranchos, rios, praças, não faça festinhas em casa. A situação é séria. E, quem não acredita, Monte Carmelo está aí para dar a lição.

Façamos a nossa parte e oremos para que Deus faça a dele!

Bom domingo a todos!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: