PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVIRUS EM ITAPAGIPE

A Secretaria de Saúde informou que foi registrado o primeiro caso suspeito de coronavirus (COVID-19) em Itapagipe.

Trata-se de uma pessoa que viajou com frequência para São Paulo-SP onde há transmissão comunitária do vírus. Ao retornar para Itapagipe, apresentou sintomas como dor cabeça, diarreia, dor no corpo e febre.

Ao procurar o serviço público de saúde, na segunda-feira (16/03) os profissionais adotaram o protocolo de atendimento exigido para esse fim, colheram material para exame com o kit fornecido pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba e encaminhou para análise. Agora, aguarda o resultado que pode demorar até 15 dias para saber se é Covid-19 ou outro tipo de gripe, ou seja, para confirmar ou descartar o caso suspeito.

Também notificou a superintendência regional, que repassará a suspeita para a Secretaria de Estado de Saúde e por fim ao Ministério da Saúde para oficializar a suspeita.

A secretaria informou que a pessoa tem sintomas leves e só é considerado caso suspeito por causa da viagem à São Paulo, onde já existe transmissão comunitária do coronavirus. Por serem sintomas leves, ela foi orientada a ficar em isolamento em sua casa e está sendo acompanhada por profissionais da Saúde Municipal que informaram que os sintomas estão diminuindo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: