Declare o seu lado solidário aos Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa

Entre os dias 02 de março a 30 de abril o contribuinte deverá fazer a sua Declaração do Imposto de Renda 2020. Além de ser a oportunidade de estar em dia com a Receita Federal é o momento de declarar também o seu lado solidário destinando a dedução do IR, que significa a devolução de uma parcela do imposto recolhido pelo contribuinte, para os Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa em Frutal.

Segundo explica o contador Haroldo Martins Souza, o interessado precisa indicar ao contador o desejo de destinar a dedução que é feita por computador de maneira muito simples. Já no caso da pessoa física, ela poderá fazer a doação em dinheiro na conta dos Fundos e retirar o recibo comprobatório no Conselho Municipal localizado no Edifício Executivo (Centro). “De qualquer forma a pessoa vai pagar o imposto que ao invés de ser destinado à União irá se transformar em benefícios para a própria comunidade onde reside”, observa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luciana de Oliveira, lembra que a instituição está ativa e apta a receber as doações da pessoa física e jurídica por meio da regularização do CNPJ e abertura de conta bancária. Ainda segundo Luciana, o Conselho é formado por membros da sociedade civil e do governo municipal, tendo como função representar os interesses do idoso e dialogar com o Poder Público mostrando a necessidade de políticas públicas voltadas para a categoria. As entidades que poderão ser beneficiadas com a dedução do IR são a Vila dos Vicentino, Vila Presbeteriana, Sagrado Coração, Asilo Pio XII, APAE, os centros de convivência Feliz Idade e Maria do Carmo Rio Vez.

A Secretária de Promoção Humana, Suely Faria Maia, que integra os Conselhos da Criança e do Idoso, explica que a partir do instante que o dinheiro doado é destinado para os Fundos, é feito um chamamento às entidades por meio de edital que vão concorrer por meio da apresentação de projetos sociais. “Convidamos o cidadão a participar desta iniciativa solidária que irá contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas sociais do município”, destaca.

De acordo com a Curadora da Pessoa Idosa da Comarca, a promotora de justiça Daniela Campos de Abreu Serra, como forma de contribuir com a causa, o MP esteve recentemente em algumas empresas da cidade solicitando a participação delas na campanha. Sobre a destinação dos recursos da dedução do IR, ela assegura a transparência e idoneidade da ação uma vez que o dinheiro é direcionado para a conta do Fundo Municipal e gerido pelo Conselho Municipal sem qualquer intervenção do Poder Público por determinação inclusive do Superior Tribunal de Justiça. “O frutalense é solidário. São vários órgãos envolvidos para incentivar essa ação que não tenho dúvida irá alcançar a meta desejada”, afirma.

Para o interessado em participar as contas para doação são: Fundo da Criança e Adolescente, CNPJ 10.713.227/0001-38, Conta 22.974-1, Banco do Brasil, Agência 0422-7. Já para o Fundo da Pessoa Idosa, a doação poderá ser feita por meio do CNPJ 34.266.893/0001-33, Conta 37.049-5, Banco do Brasil, Agência 0422-7.

Mais informações de como participar desta ação social, basta procurar do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que funciona de segunda a sexta-feira, no Edifício Executivo, sala 705. O telefone de contato é o 3421- 3297.

%d blogueiros gostam disto: