UEMG suspende aulas em todo o estado a partir do dia 18

A Universidade do Estado de Minas Gerais, com base no Decreto Nº 47.886, do Governo do Estado, publicado no último domingo (15/3), sustentada nas recomendações dos órgãos Competentes e consoante à reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORIPES) nesta segunda-feira (16/3), comunica à Comunidade Acadêmica as medidas e recomendações adotadas frente à pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde do Covid-19.

1 – As aulas dos cursos presenciais de graduação, de pós-graduação e de extensão estarão suspensas a partir de quarta-feira (18/03). A secretaria Geral do Governo de Minas informou que novas orientações serão dadas até o próximo dia 22; quaisquer novas informações serão repassadas pela UEMG para a comunidade acadêmica. No período de suspensão de atividades presenciais, orientamos que sejam mantidas as atividades de pesquisa e planejamento das atividades acadêmicas. As Pró-Reitorias de Ensino; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão; Planejamento, Gestão e Finanças emitirão orientações no caso das atividades específicas de cada Pró-Reitoria.

2 – Atividades acadêmicas como congressos, simpósios, cerimônias de formatura, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais esportivos e reuniões colegiadas amplas (acima de 50 pessoas) estão suspensas.

3 – Servidores docentes e técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados e estudantes que estiveram recentemente em local em que houver transmissão comunitária do agente Coronavírus (COVID-19), conforme declarado por autoridade pública competente, fica impedido de se apresentar ao seu órgão ou entidade de trabalho/aula por quatorze dias se apresentar sintomas da doença ou sete dias corridos se não apresentar sintomas. Estas orientações seguem a determinação do Decreto Estadual Nº 47.886.

4 – Reforça a recomendação de higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. As atividades podem ser desenvolvidas seguindo e intensificando cuidados básicos de prevenção, como ter um maior espaçamento entre uma pessoa e outra; sempre que possível, deixar o ambiente ventilado, com janelas abertas, e evitar o uso do ar-condicionado; manter a atenção básica de higiene.

A UEMG reforça que, seguindo a orientação da secretaria de Estado de Saúde, não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia. As orientações estão em sintonia com as determinações atuais do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.

Com relação às atividades administrativas, estas deverão seguir funcionando normalmente, até que haja nova orientação do Governo do Estado.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: