Frutal está em estado de alerta para a dengue

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou o ano com a Campanha de Mobilização e Orientação para o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus. A ação acontece todas as quintas-feiras com visitas nos bairros da cidade, pelos agentes de saúde e agentes de endemias que orientam os moradores na busca por possíveis focos e eliminação de larvas.

Dados apresentados pela secretária de Saúde, Marília Gonçalves Martins, mostram que do dia 1º janeiro a 07 de fevereiro deste ano já foram visitadas 17 mil e 500 residências. Até o momento são 91 casos suspeitos de dengue. A cada semana, os agentes têm encontrado cerca de 130 focos do mosquito dentro das residências. “É um número muito alto, por isso o município está intensificando as ações no combate”, lembra.

Segundo Marília Gonçalves, a mobilização é feita com responsabilidade e respeito ao morador, pois os agentes atuam sempre identificados com uniforme e crachás. Além disso, como forma de deixar o morador já preparado, toda a semana é feita a divulgação prévia nas redes sociais e emissoras de rádio dos bairros que serão visitados. A secretária lembra que o morador também pode colaborar de maneira simples no combate, pois conforme afirma, 90%dos focos do mosquito estão dentro de casa. “É fundamental que cada um faça a sua parte e elimine objetos que possam acumular água”, comenta.

De acordo com a secretária Marília, todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender pacientes com sinais e sintomas da dengue. Além disso, este ano foi criado também o Ambulatório específico que funciona de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, na UBS “Carlos Alberto Vieira”, no bairro Novo Horizonte. Outra forma de controle do mosquito tem sido a realização do bloqueio imediato, ou seja, assim que a pessoa procura a UBS com sintomas, é feita a notificação que é encaminhada ao setor de endemias responsável por identificar o endereço e ir até o local fazer a pulverização do quarteirão.

A mobilização já foi realizada nos bairros: Frutal II, Francisco Moron, Alceu Queiroz, Princesa Isabel I e II, Jardim das Esmeraldas, XV de Novembro, Progresso, Nossa Senhora Aparecida e Ipê Amarelo. Na próxima quinta-feira (13), ela deverá acontecer nos bairros José Sales Filho, Cidade Jardim, Eldorado, Nossa Senhora do Carmo, Novo Horizonte e Santos Dumont. “Trata-se de uma divulgação prévia, então poderá sofrer mudança, devido ao tempo chuvoso”, destaca Marília.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: