Frutal registra primeira morte por meningite em 2020

A cidade de Frutal registrou a primeira morte de meningite de 2020. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Ana Catarina Silva, um homem de 49 anos deu entrada no Hospital Frei Gabriel com sintomas iniciais da doença na última quarta feira (19).

Após realizar alguns exames, foi constatada meningite bacteriana. Nesta quinta-feira (20), ele apresentou complicações da doença e morreu. O homem também tinha hipertensão. A produção da TV Integração pediu uma posição da Secretaria de Estado de Saúde, mas até a publicação desta reportagem a resposta não tinha chegado.

Meningite bacteriana Causada por duas principais bactérias: meningococo e pneumococo. Pode ser de sorotipos diferentes, por isso é dividida em letras: A, B, C, W e Y. Se a pessoa teve a meningite B, ela fica inume, mas pode ter as outras letras e isso acontece todas as outras.

O período de incubação é curto. Em poucas horas já começam os sintomas:

Febre
Fadiga, enfraquecimento
Dor de cabeça
Rigidez da nuca
Irritabilidade
Confusão mental
Vômito em jato
Manchas na pele


As pessoas também não conseguem fazer alguns movimentos por causa das dores, como encostar a cabeça no queixo e levantar a pernas, quando deitada.

O tratamento é feito com antibiótico.

Fonte: G1/Triângulo

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: