Casos de dengue graves registrados na região

Um caso de dengue grave e outro classificado como sinal de alarme foram registrados, respectivamente, em Tupaciguara e Planura. E uma morte pela doença continua em investigada em Iturama. As informações são do Boletim Epidemiológico divulgado, nesta terça-feira (4), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com o relatório da SES-MG, Tupaciguara tem um caso provável de dengue, além do classificado como grave. Há, ainda, um caso provável de Febre Chikungunya na cidade. O G1 entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

Já em Planura, além do caso classificado como sinal de alarme, a cidade tem mais nove casos prováveis de dengue. O G1 entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

O Triângulo Mineiro tem outros três casos com sinais de alerta. Dois estão em Uberlândia e o outro está em Uberaba. Em Iturama, além da morte que está sob investigação, um caso de dengue está classificado como grave.

Sinais de alarme

Segundo a SES-MG, é classificado como dengue com sinais de alarme todo caso de dengue que, no período após a febre, apresenta um ou mais sinais de alarme, que são dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico); sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; hipotensão postural (lipotímia); hepatomegalia maior do que 2 cm; e aumento progressivo do hematócrito.

Incidência

Em 2020, Carneirinho, Monte Alegre de Minas e Veríssimo já registram incidência alta de dengue. Já Centralina, Conquista, Frutal, Grupiara, Ipiaçu, Ituiutaba e Pirajuba estão com incidência média da doença. As demais cidades da Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste têm incidência silenciosa ou baixa, segundo o boletim da SES-MG.

Uberlândia
Uberlândia é a cidade com maior número de casos prováveis de dengue da região. São 259. São 63 novos casos, já que no último boletim o município estava com 196 casos da doença. Apesar disso, a incidência ainda é considerada baixa.

Uberaba
Já Uberaba, com 149 casos prováveis, tem a segunda maior quantidade da área. São 52 novos casos no município, que apresentava 97 casos no último boletim divulgado. A cidade também está com incidência baixa.

Ituiutaba
Ituiutaba apresenta 111 casos prováveis de dengue. São 70 novos registros, já que a cidade tinha 41 casos na última semana. A incidência da doença já passou de baixa para média neste boletim.

Patos de Minas
A cidade do Alto Paranaíba é a terceira com maior número de casos prováveis da doença entre as regiões: 136. São 24 casos novos em relação ao último boletim, quando Patos de Minas registrou 112 casos. O município também apresenta incidência baixa de dengue.

Araxá
Em Araxá, no Alto Paranaíba, há 19 casos prováveis de dengue, quatro novos em relação à última semana. A cidade está com incidência baixa da doença.

Paracatu
O município do Noroeste de Minas registou 16 casos prováveis de dengue e a incidência continua baixa. Na última semana, a cidade tinha 12 casos.

Primeiro LIRAa de 2020 aponta índice de infestação de 8,9% do Aedes aegypti em Uberaba
Agentes de combate ao Aedes aegypti começam vistorias aos sábados em Uberlândia
Óbitos por dengue

Em 2020, nenhuma morte por dengue foi confirmada no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG. Já 2019, 17 cidades tiveram óbitos pela doença confirmados, totalizando 56 ocorrências.

As cidades são: Uberlândia (21), Patos de Minas (6), João Pinheiro (6), Uberaba (2), Araguari (3), Patrocínio (3), Frutal (2), São Gotardo (2), Vazante (2), Estrela do Sul (1), Ibiá (1), Ituiutaba (1), Monte Carmelo (1), Rio Paranaíba (1), Sacramento (1), Tupaciguara (1), Carneirinho (1) e Paracatu (1).

Minas Gerais
Até o momento, os dados da SES-MG indicam que Minas Gerais tem 6.988 casos prováveis de dengue em 2020. No estado, neste ano, há cinco óbitos por dengue em investigação: um em Iturama, no Triângulo Mineiro; um em Campo Belo, no Sul de Minas; um em Além Paraíba, na Zona da Mata; um em Medina, no Vale do Jequitinhonha; e um em Taparuba, no Vale do Rio Doce. Nenhuma morte foi registrada neste ano em MG.

Chikungunya
Sobre a Febre Chikungunya, foram registrados no estado 131 casos prováveis de chikungunya em 2020, sendo dois caso em gestante. Nas regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já há casos prováveis da doença em 2020. São dois em Uberlândia, dois em Uberaba, e um nas cidades de Campos Altos, Iraí de Minas, Patos de Minas e Tupaciguara.

No ano passado, 2.776 casos prováveis de chikungunya foram registrados e houve um óbito pela doença em Patos de Minas.

Zika
Com relação à Zika, neste ano, registrados 52 casos, sendo seis em gestantes. Em 2019, foram 698 casos prováveis, sendo 158 em gestantes.

E nas regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já há casos prováveis da doença em 2020. São quatro casos em Uberlândia e um em Uberaba.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: