Novos Conselheiros Tutelares já estão em ação

As cinco novas conselheiras tutelares de Frutal para o mandato 2020/2024 foram empossadas na tarde de sexta-feira (10), em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal. Elas foram eleitas por voto popular no dia 06 de outubro, em eleição realizada na E. M Frei Teodósio e E.M Antônio aparecido de Queiroz, no distrito de Aparecida de Minas. A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e familiares. As novas conselheiras são: Fabiana Santana Ribeiro, Camila Nunes, Mariana Ferreira Braz, Maria Helena da Silva e Daniella Côrtes.

De acordo com a Secretária de Promoção Humana, Suely Faria Maia, o papel do Conselho é nortear as ações na garantia dos direitos da criança e do adolescente da Comarca em situação de risco e vulnerabilidade. Ele atua em rede, ou seja, inicialmente detecta o problema, leva-o ao conhecimento da rede socioassistencial que engloba as áreas: social, saúde e educação, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e minimizar os efeitos do risco da violência até então existente. “Quero agradecer a população frutalense que compareceu às urnas e contribuiu para a nova formação do Conselho Tutelar”, afirma.

Na opinião do promotor de justiça da Comarca de Frutal, Fabrício Costa Lopo, o Conselho Tutelar é essencial para o funcionamento e representa os olhos e os ouvidos da Justiça, da Infância e Juventude e do Ministério Público. Segundo ele, por meio do CT é possível identificar os casos de situação de risco, vulnerabilidade, e quando necessário, a intervenção da própria justiça para afastar a criança e adolescente do agressor ou de uma situação de risco. “Essa proximidade das conselheiras com o MP fortalece toda a rede de proteção e permite que a criança ou adolescente vítima de alguma violência possa receber a assistência e o auxílio necessários”, diz.

A prefeita Maria Cecília Marchi Borges presente na cerimônia de posse lembra que o Conselho Tutelar de Frutal foi criado há mais de 25 anos e possui um papel fundamental nas garantias dos direitos da criança e do adolescente. Ela agradeceu as conselheiras que cumpriram o mandato, parabenizou e deu boas vindas às novas representantes: “São pessoas capazes, experientes. A Prefeitura vai continuar sendo parceira, juntamente com a Promoção Humana. Nosso desejo é contar com um Conselho modelo, referência, acolhendo da melhor maneira e solucionando os problemas que deparar pela frente”, destaca.

Depois de realizada a posse, as novas conselheiras já passaram a atuar em sistema de plantão ainda no último fim de semana. Já o atendimento às famílias acontece de segunda à sexta-feira, no período da tarde, na Rua Osvaldo Cruz, 384.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: