Projeto Formarte leva sessões de cinema às salas de aula

Exibições fazem parte da vivência cultural proposta pela iniciativa para fomentar o acesso à arte

Ao longo do mês de novembro, o projeto Formarte, que promove oficinas culturais e de capacitação gratuitas para 100 jovens da cidade de Frutal (MG), levará sessões de cinema para dentro das salas de aulas dos núcleos em que realiza suas atividades. O CineFormarte é mais uma etapa da oficina Acesso a bens culturais e vivência, que proporciona experimentações em ambientes e situações culturais e artísticas.

Para Juliana Volpe, coordenadora pedagógica do projeto, o contato com a linguagem cinematográfica proporcionará inúmeros ganhos no desenvolvimento intelectual dos alunos, como o de vocabulário. “Há uma descoberta de novas palavras, significados e lugares. Além disso, o cinema desperta a imaginação, por meio dos personagens e das histórias, e ajuda a desenvolver o senso crítico e criativo dos envolvidos.”

As sessões de cinema serão exibidas nos quatro núcleos onde o projeto acontece. Na Guarda Mirim de Frutal, será no dia 26 de novembro. Já nos Núcleos Dona Delfina Luzia de Carmo, Projeto Duque de Caxias e na Apae, a atividade está agendada para o dia 29. Os títulos foram escolhidos pelos estudantes, com auxílio dos professores e respeitando a faixa etária indicada. Durante a exibição dos filmes, os jovens receberão pipoca e refrigerante para acompanhar o momento de aprendizado com diversão.

“Encerrada a sessão, faremos, ainda, uma contextualização e reflexão sobre o tema abordado no filme. Também serão propostos trabalhos nas oficinas com base nesse cenário”, explica Elvio Costa, assistente de coordenação do Formarte. O projeto ainda prevê outras situações de vivência cultural ao longo dos meses, como visita ao Museu de Paleontologia de Peirópolis, distrito de Uberaba. “As atividades instigam nos alunos a descobrirem o quanto o universo da cultura pode ser rico para a formação pessoal e profissional”, pontua Elvio.

Aprovada via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, a iniciativa conta com mais seis oficinas de capacitação. É realizada pela ComTexto Cultural e tem o patrocínio da Cutrale.

Sobre a ComTexto Cultural

A ComTexto aliou sua experiência de 24 anos na área de Comunicação Corporativa a sua expertise com eventos e ações de fomento à cultura e criou o seu braço cultural. A empresa trabalha na formatação, produção e gestão de projetos em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, entre outras leis de incentivo, como a do Esporte.

Mais informações: https://www.facebook.com/ctextocultural/

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: