Câncer de mama: formas de prevenção e tratamento para a doença

Segundo estimativas recentes, o câncer de mama atinge em torno de dois milhões de pessoas ao ano e precisa ter tratamento emergencial.

Devido a isso, continuamente novas campanhas de avaliação surgem para instigar o público e aumentar o conhecimento sobre a doença.

Pensando nisso, conheça agora as principais formas de prevenção e como funciona o tratamento.

Preparada?

Entenda o câncer de mama

Caso você não conheça ninguém que já teve a doença, o câncer acontece comumente em mulheres, ainda que seja possível em homens os casos são considerados raros.

Basicamente, o câncer, de forma geral, se caracteriza pelo crescimento anormal de células, que crescem e evoluem de maneira descoordenada e formam pequenos tumores.

Também chamado de neoplasia, esse tipo de câncer afeta as glândulas mamarias e, na maior parte dos casos, aparecem após os 35 anos.

Antes dessa idade, os casos são bastante raros, mas podem ocorrer o crescimento de nódulos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os canceres de mama são malignos, e são necessários exames para avaliação e diagnóstico.

Sintomas do câncer de mama

Frequentemente, o câncer de mama é reconhecido pelo aparecimento de um caroço, que pode ser sentido ao toque.

Esses nódulos, geralmente, não geram dor ou desconforto e podem ser mais duos ou macios.

Mais importante que isso, é estar atento a algum dos seguintes sinais:

  • Inchaço em alguma área dos seios;
  • Irritação na pele dos seios;
  • Irregularidades no tecido das mamas;
  • Dores e desconfortos ou inversão dos mamilos;
  • Mamas ou mamilos que descamam ou ficam avermelhadas;
  • Secreção;
  • Aparecimento de caroço nas axilas.

A recomendação médica é fazer anualmente o exame e sempre realizar o autoexame em casa, procurando um profissional diante de qualquer sintoma, sensação ou dúvida.

Formas de prevenção

A principal forma de prevenção ao câncer de mama é o autoexame e exame anual.

Afinal, isso permite o diagnóstico precoce, o que garante tratamentos mais rápidos e efetivos.


Figura 2 Photo by Ana P. Henrique on Pinterest

Além dos exames, as formas de prevenção envolvem conhecer os fatores de risco, ou seja, saber quais são os casos em que as chances de câncer são maiores.

Dentro dessa ideia, é preciso ter atenção redobrada qualquer mulher que já tenha tido casos de câncer de mama na família, principalmente se forem parentes próximos, como mães e irmãs.

Outros fatores que devem ser observados, segundo os médicos, são para mulheres que menstruaram antes dos onze anos ou possuem problemas hormonais.

Isso porque o desequilíbrio hormonal pode contribuir para o aparecimento de células cancerígenas.

Além do mais, mulheres com mais de trinta anos e com histórico de consumo abusivo de álcool devem realizar o exame com maior regularidade.

Os profissionais do ramo também garantem que a prevenção inclui ter uma rotina ativa e saudável, evitando a obesidade, sobrepeso e sedentarismo.

Afinal, isso contribui para o funcionamento interno e pode evitar desequilíbrios e outros problemas hormonais.

Tratamento para câncer de mama

O tratamento para câncer de mama sempre causa uma série de dúvidas e medos, já que milhares de mulheres precisam fazer a retirada dos seios.

Mas, antes de entrar neste ponto, é preciso entender o cenário que há por trás de todo o tratamento.

Após a confirmação do diagnóstico do câncer, é feito o chamado prognostico da doença.

Em outras palavras, o profissional define as características do tumor, com a extensão, evidências ou não de metástase e demais questões.


Figura 3 Photo by greenMe on Pinterest

Esse prognostico serve para emparelhar e entender melhor a doença bem como as opções de tratamento, que se divide em duas opções:

– Tratamento local:

O tratamento local é para pacientes que se enquadram no estádio I e II da doença e consiste em cirurgia e radioterapia.

Vale ressaltar que a cirurgia pode ser conservadora, retirando apenas o tumor, ou a mastectomia, que é quando ocorre a retirada dos seios.

A escolha de tratamento local envolve idade da paciente, riscos de vida, comprometimento dos linfonodos, tamanho do tumor, entre outros.

– Tratamento sistêmico:

O tratamento sistêmico ocorre em pacientes em estágio III ou IV do câncer de mama e consiste em quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Frequentemente, o tratamento sistémico acontece quando o tumor é consideravelmente grande, tornando a cirurgia inviável.

Além do mais, essa opção enquadra tumores que estão em regiões mais delicadas.

Importante: ao iniciar o tratamento sistémico é observado o comportamento do tumor, para que novas medidas sejam tomadas, como o tratamento local após a redução.

Reconstrução de mama – Entenda

O medo de retirada dos seios envolve questões pessoais bastante delicadas que vão além da cirurgia e podem impactar a saúde física e mental.

Segundo pesquisas, é alto o número de pacientes que após a retirada dos seios e recuperação do câncer, podem vir a sofrer com a depressão. Muitas vezes ainda durante o tratamento.

A mastectomia funciona como uma medida de segurança, onde é feita a retirada máxima possível do tumor para livrar a paciente da doença.

Por isso, é importante ressaltar que a mulher pode optar pela reconstrução de mama após finalização do tratamento.

Ou seja, é feita a colocação de prótese de silicone, também chamada de mamoplastia de aumento.

A reconstrução de mama é uma medida que visa garantir que a autoestima da mulher após o câncer seja restaurada, garantindo o seu bem-estar bem como qualidade de vida.

Além disso, muitas vezes, funciona como uma maneira de superação, para que seja possível passar pela doença e superar todas as dores e perdas causadas pelo tumor.

Caso você tenha feito a mastectomia durante o tratamento para câncer de mama, converse com o seu médico para encontrar o melhor momento e dar início aos procedimentos necessários.

Importante: a reconstrução de mama é uma das poucas cirurgias plásticas que podem ser realizadas gratuitamente pelo SUS.

Conclusão

Em conclusão, o câncer de mama é uma doença que atinge milhares de mulheres todos os anos e deve ser combatida inicialmente através da prevenção, que consiste em exames médicos e autoexame.

Do mesmo modo, o tratamento pode envolver a retirada dos seios ou apenas a quimio e outras opções, mas a reconstrução de mama também é possível. Converse com o seu médico, não tenha dúvidas e escolha as melhores opções para a sua vida.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: