Sindicato Rural recebe audiência pública sobre segurança no campo

O Sindicato Rural de Frutal realizou em sua sede uma audiência pública para debater a situação da segurança pública na zona rural do município. A reunião aconteceu na tarde de segunda-feira, 17 de junho, e contou com a presença de produtores rurais e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal, CONSEP Rural (Conselho de Segurança Pública) e CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), além do deputado estadual Heli Grilo, ex-chefe regional da Polícia Civil.

Na ocasião foi entregue ao deputado um manifesto assinado por membros do Sindicato, da Câmara e dos conselhos municipais, solicitando ao Estado medidas que ajudem a combater os altos índices de criminalidade na área rural.

Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato Rural de Frutal, destacou a importância do manifesto. “Através desse cenário calamitoso em que estamos vivendo, nós do Sindicato Rural de Frutal, pesquisando então a nossa realidade, resolvemos originar daqui um documento intitulado Manifesto dos Produtores Rurais de Frutal. O Sindicato Rural é um órgão criado com a obrigação exclusiva de lutar pelo produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, seja ele morador ou não da zona rural”, explica.

O manifesto apresenta reivindicações que vão desde o pedido de viaturas adequadas para estradas rurais até ao pedido da criação de uma delegacia rural para atendimentos urgentes. Heli Grilo, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, explica que algumas reivindicações já estão sendo trabalhadas, como a questão dos veículos para a PM. Segundo ele, existem projetos para aumentar a segurança pública e um deles já está sendo analisado.

“Existe um projeto que nós já entregamos, que é a questão da criação da delegacia de combate ao crime na zona rural, seja ele de que espécie for”. Heli explica que a criação dessa delegacia contribuirá não somente para o perímetro rural, mas também para o perímetro urbano, que será beneficiado pelo aumento do número de policiais em atuação.

O Sindicato Rural também reivindica a melhora dos equipamentos dos policiais. Segundo o presidente, melhorias nos armamentos são extremamente necessárias em meio a uma situação que ele classifica como precária em Frutal. Nivaldo destaca ainda a necessidade de instalação de um sistema de monitoramento, conhecido como “Olho Vivo”, também na zona rural. “Sabemos que não se consegue monitorar toda a zona rural, a área do município é grande, mas se conseguirmos conversar com as competentes polícias Militar e Civil para colocar esse sistema ao menos nos pontos estratégicos, será uma grande vitória nossa”, explica.

O vereador Pedro do Nascimento, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na reunião e explica que a segurança na zona rural é uma preocupação de todos. O vereador diz que demandas neste setor tem sido encaminhadas a Belo Horizonte e apresentadas aos deputados.

Para Heli Grilo, as sugestões apresentadas na reunião surtirão efeito em médio e longo prazo. “Só existem duas formas de se combater a criminalidade: em médio e longo prazo com educação, e a curto prazo com enfrentamento. Só se enfrenta os bandidos atuais dando estrutura adequada para os policiais, então se conseguirmos dar estrutura para a Polícia Civil e Polícia Militar, pode ter certeza que isso vai diminuir”, explica.

Na reunião desta segunda-feira, o Major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, apresentou com seus colegas alguns dados estatísticos sobre o aumento do número de furtos e roubos de gado e maquinários na região. O major comentou a atuação da PM para tentar coibir a criminalidade na área rural e passou algumas sugestões para que cada produtor também faça sua parte, ajudando na prevenção de crimes e contribuindo com denúncias de atividades suspeitas.

Segue a íntegra do manifesto entregue ao deputado estadual Heli Grilo:

Manifesto dos Produtores Rurais de Frutal

Os produtores rurais de Frutal, através de seu sindicato, vêm à presença do Ilustríssimo Deputado Estadual, Delegado Heli Grillo, reivindicar ao Governo do Estado de Minas Gerais apoio à segurança pública na área urbana e rural de nosso município e região.

As pessoas que vivem e trabalham no campo hoje estão vivendo momentos de medo e angústia em face à sensação de insegurança reinante na região.

Queremos aqui ressaltar que temos em nossa comarca um poder judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Civil competentes, trabalhadores e extremamente imbuídos do sentimento de cumprir com seus papeis.

Porém, sobre o Estado não podemos dizer o mesmo. A realidade das polícias é precária, falta material humano para completar um efetivo com o mínimo para atuar. Na zona rural faltam viaturas próprias para as estradas rurais e equipamentos.

Diante desta calamitosa situação, nomeamos aqui algumas das nossas principais reivindicações:

• Instalação urgente de uma Delegacia Rural em Frutal;

• Criação de um Disque Polícia 190 Rural com a utilização de um telefone celular via satélite, instalado na viatura rural; 

• Criação e instalação de um Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Frutal;

• Instalação de um sistema de monitoramento, um “Olho Vivo” voltado para a zona rural;

• Viaturas novas e próprias para a zona rural para as polícias Militar e Civil; 

• Preencher o quadro humano para completar e ampliar o efetivo voltado para a atuação na segurança no campo, tanto na Polícia Civil como na Militar;

Nós produtores estamos prontos para colaborar dentre de nossas possibilidades, mas acreditamos que o Estado precisa fazer a sua parte, pois hoje ele está ausente.

Estamos em pânico, a cada dia sabemos de novos prejuízos de nossos companheiros pelas mãos de criminosos que agem com ousadia e o que é pior, todos nós tememos, colocando vidas de trabalhadores e famílias inteiras em risco.

Não estamos pedindo privilégios, só queremos exercer nosso direto ao trabalho para o nosso sustento e progresso da nossa nação.

Frutal, 17 de junho de 2019

Sindicato Rural de Frutal

Nivaldo Pacheco de Morais

CONSEP Rural

José Geraldo Ferreira

CMDRS

Sinomar Pacheco de Morais

Câmara Municipal de Frutal

Pedro do Nascimento

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: