Prefeita recebe vereadores para debater necessidades de Frutal

A prefeita Maria Cecilia Marchi Borges recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Municipal, Pedro do Nascimento, e os vereadores Juninho do Sindicato, Odinaldo Barcelos, Edivalder Cheiroso, Liosorio e Tõe da Veia. Apesar de todos vereadores terem sido convidados, nem todos puderam comparecer ao gabinete por compromissos profissionais ou pessoais. A reunião ocorreu na tarde do dia 4 de junho, quando os vereadores estiveram no gabinete para dar apoio a Prefeitura para que faça empréstimo junto ao BDMG a fim de atender diversas demandas do município, desde maquinário a obras essenciais para a população. O encontro foi agendado pelo presidente Pedro do Nascimento, que atendeu aos pedidos de alguns dos vereadores para que essa reunião acontecesse.

Ao final do trabalho, a prefeita definiu esse encontro como de saldo positivo, pois apresentou vários problemas da cidade e ouviu que a Câmara está disposta a apoiar caso a Prefeitura queira buscar um empréstimo para desenvolver algumas atividades necessárias à correção dos problemas apontados.

Entre as sugestões a Câmara ofereceu apoio caso a administração queira adquirir recursos via BDMG ou qualquer outra linha de crédito dentro de sua capacidade de endividamento. “O estado deverá recompor em 2019 e 2020 o que foi retirado a partir de 2016 e, enquanto isso, Frutal está sofrendo com falta de dinheiro. Nossa ideia é de renovar a frota, recapear ruas, fazer mutirão de cirurgias de catarata e outras especialidades, mas a falta de recursos impede a conclusão dos serviços. A Prefeitura apresentou projetos e recebeu demandas, mas não há recursos. O que desejamos é buscar essa solução em conjunto, com o objetivo de cuidar bem da cidade”, destacou a prefeita.
O vereador Edivalder Fernandes avaliou o encontro como positivo com os poderes agindo de forma independente, mas sempre mantendo o diálogo, já que a maturidade política é mais importante. “Nós expusemos que estamos ao lado dela naquilo que for bom para a população, independentemente do lado político. Apresentamos sugestões e ela falou de seu planejamento, por isso eu acredito que novos encontros como esse virão, trazendo proveito para toda a sociedade frutalense. Todos ganham quando há essa convergência e a maturidade de dialogar sobre o que é melhor para a população.”

Para o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, a reunião foi proveitosa e pôde apresentar a sugestão de contratar empréstimos junto ao BDMG, conforme disponibilizado pelo governador, para atender às maiores demandas da cidade. “São duzentos milhões neste projeto do governo do estado e nós podemos dar apoio para o financiamento de patrolas, caminhões de lixo e máquinas, além de recape de ruas que não se recuperam mais apenas com o tapa-buracos. Listamos cerca de cinquenta ruas que precisam ser recapeadas, mas destaco também a necessidade máquina para a zona rural, caminhão de lixo e ônibus para o transporte coletivo e para os universitários. Frutal precisa destes investimentos, não pode ficar parada. Eu tenho certeza de que a prefeita vê isso com bons olhos e estamos aqui para apoiar nesta questão.”

O presidente do Poder Legislativo, Pedro do Nascimento, que coordenou o agendamento deste encontro, comentou que a reunião foi bastante proveitosa e manifestou acreditar que os vereadores devem buscar esses caminhos com o Poder Executivo para resolver as diversas questões da cidade. “Nós estivemos em um debate com vários temas, mas não dou destaque a um em especial. Acredito que não houve assunto mais destacado que o outro, pois todos têm o seu grau importância. Nós falamos de transporte, melhoria das vias públicas, reformas em escolas e incentivo ao esporte. E a Câmara está sempre à disposição para que haja esse diálogo em torno do que for bom para Frutal.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: